segunda-feira, 10 de novembro de 2014 | By: Maria Manuel Magalhaes

“Porto de Encontro” homenageia Maria Alberta Menéres

Eugénia Melo e Castro, António Torrado e Fernando Pinto do Amaral participam nesta edição marcada para 16 de novembro, na Casa das Artes, no Porto.

O “Porto de Encontro” vai homenagear a escritora Maria Alberta Menéres. A trigésima edição deste ciclo de conversas com escritores promovido pela Porto Editora terá lugar na Casa das Artes, no Porto, no próximo dia 16 de novembro, pelas 17:00.
Conduzida pelo jornalista Sérgio Almeida, esta sessão conta com a participação especial do Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, do escritor António Torrado e da cantora e compositora (e filha da autora) Eugénia Melo e Castro, que interpretará ao vivo alguns temas do álbum “Conversas com versos”, adaptação do livro homónimo da autoria de Maria Alberta Menéres.
Nascida em 1930, em Vila Nova de Gaia, Maria Alberta Menéres tem uma vasta obra poética, estando representada em várias antologias literárias nacionais e estrangeiras. Foi professora dos Ensinos Básico e Secundário nas disciplinas de Língua Portuguesa e História. É autora de inúmeros programas televisivos para crianças, tendo sido Diretora do Departamento de Programas Infantis e Juvenis da RTP de 1974 a 1986. Publicou mais de 69 livros para crianças (contos, poesia, BD, teatro e novela). Em 1986, recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças "pelo conjunto da sua obra literária e pela manutenção de um alto nível de qualidade".
Esta XXX edição do “Porto de Encontro” conta com a colaboração da Direção Regional de Cultura do Norte e o apoio da Antena 1, Jornal de Notícias, Porto Canal, Sociedade Portuguesa de Autores, Livrarias Bertrand, Porto Barros e Arcádia. A entrada, como sempre, é gratuita.