quinta-feira, 4 de setembro de 2014 | By: Maria Manuel Magalhaes

Lançamento - "Mourinho Rockstar: As Duas Faces do Treinador Mais Polémico do Mundo"



«Mourinho é daqueles que deviam ser tratados à bastonada nos dentes. Toda a gente em Itália o trata com respeito. Precisa de aprender a fazer o mesmo com R os seus adversários.» - PIETRO LO MONACO

«É o líder do seu exército. Mas também se preocupa. Tornou-se um homem por quem, basicamente, estaria disposto a morrer.» - ZLATAN IBRAHIMOVIC

Mourinho Rockstar: As Duas Faces do Treinador Mais Polémico do Mundo (Vogais I 208 pp I 14,39€), do escritor e jornalista Luís Aguilar, chega às livrarias a 11 de setembro, dia em que será igualmente apresentado ao público num evento a realizar na Livraria Ler Devagar (LX Factory), às 19 horas, com apresentação do jornalista José Manuel Freitas e o ex-jogador Maniche.

Mourinho Rockstar: As Duas Faces do Treinador Mais Polémico do Mundo é a biografia profissional e passional de Mourinho através das maiores controvérsias que teve com jogadores, treinadores, dirigentes e jornalistas.

Em 2011, quando era treinador do Real Madrid, JOSÉ MOURINHO foi considerado a «estrela rock do ano» pela edição espanhola da revista Rolling Stone. Foi a primeira vez que esta publicação elegeu como rockstar uma figura não pertencente ao mundo da música. Motivo? «Pela arte maquiavélica de irritar toda a gente.» Por encarnar um espírito rock'n'roll na forma como lida com os desafios da sua profissão. Um homem que se ama ou se odeia. Sem meio-termo. Mourinho nunca provoca indiferença. Para o bem e para o mal.

Mourinho Rockstar mostra os dois lados deste homem. Um anti-herói dos tempos modernos. Retratado por aqueles que privaram com ele. De Ibrahimovic a Pep Guardiola, passando por Alex Ferguson, Jorge Costa e Sergio Ramos, entre muitos outros. De um lado, os que o admiram. Do outro, aqueles que não o suportam.

Sobre o autor:
Luís Aguilar nasceu a 23 de Fevereiro de 1982. Começou por estudar Antropologia, mas foi no jornalismo que desenvolveu os seus primeiros trabalhos e o gosto pela literatura.

Publicou Jogo Sujo (2009), a biografia do ex-futebolista Fernando Mendes; o romance Sexo, Morte e Futebol (2010); a biografia de Paulo Futre, El Portugués parte I (2011) e parte II (2012); Correio de Droga (2011), uma história de narcotráfico internacional baseada em relatos verídicos; Jogada Ilegal (2013), sobre os grandes casos de corrupção na FIFA e no futebol internacional; e Jogo de Vida ou Morte (Vogais, 2014), sobre os heróis e os vilões das histórias mais negras dos Mundiais de futebol.