quinta-feira, 13 de março de 2014

Historiadora Raquel Varela apresenta novo livro no Festival Literário da Madeira

História do Povo na Revolução Portuguesa 1974-75, o novo livro da investigadora Raquel Varela, terá a sua primeira apresentação no Festival Literário da Madeira, que decorre entre 17 e 23 de março. A sessão será no próximo dia 20 de março, às 18h, no Teatro Municipal Baltazar Dias. O livro será apresentado pelo escritor Miguel Real.
Na primeira entrevista sobre este livro publicada na edição de hoje da revista Visão, Raquel Varela afirmou que esta «História do Povo não é sobre o povo todo, nem referente à ideia de nação. É focada nas comissões de trabalhadores, nas comissões de moradores, nas greves, nas manifestações, nas pessoas que se auto-organizaram para definir a estrutura social dos seus bairros, no movimento estudantil, na história das mulheres que passaram por movimentos emancipatórios fortíssimos, em 1974/75 – por coisas tão básicas como o direito a ter dois meses de licença de maternidade, o direito ao divórcio, ou que os filhos não fossem considerados ilegítimos.


História do Povo é a história das pessoas a descobrirem que podem tomar a vida nas suas próprias mãos, que o poder pode ser exercido diretamente por elas, coletivamente, sem ser delegado.»
História do Povo na Revolução Portuguesa 1974-75 chega às livrarias esta sexta-feira. Após o lançamento no FLM, o livro será apresentado em Lisboa, a 21 de abril, e no Porto a 2 de maio, entre outros locais a anunciar brevemente.




Sem comentários: