segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Plágio

Escre­ver opi­niões sobre o que lemos e man­ter um blo­gue deste género é tra­ba­lho que toma mui­tas horas da nossa vida pes­soal. Fazemo-lo por amor ao livros e ao sen­ti­mento de par­ti­lha com quem gosta de nos ler e acom­pa­nha o que escrevemos.
Ao publi­car­mos os fru­tos do nosso tra­ba­lho na net cor­re­mos alguns ris­cos e temos essa rea­li­dade bem pre­sente. Con­tudo, con­ta­mos tam­bém com o bom-senso e a boa-fé daque­les que visi­tam os nos­sos blo­gues e lêem as nos­sas opiniões.
Foi, por isso, com muita pena e algum sen­ti­mento de revolta que nos che­gou ao conhe­ci­mento que alguém copiou, sem qual­quer pedido de auto­ri­za­ção ou res­peito pelo tra­ba­lho alheio, vários tex­tos deste blo­gue. Até agora, des­co­bri­mos dois blo­gues, que se encon­tram aqui e aqui, que foram cons­truí­dos com base em tex­tos e esforço de ter­cei­ros, sem qual­quer refe­rên­cia a esse facto. Não con­se­gui­mos per­ce­ber qual o objec­tivo (ganhar visi­tas?), mas não pode­mos dei­xar de repu­diar total­mente esta situação.
Se veri­fi­ca­rem que tam­bém o vosso tra­ba­lho foi inde­vi­da­mente copi­ado por estes blo­gues, sintam-se à von­tade para par­ti­lhar este texto nos vos­sos blogues.

Assi­nado por:
Estante de Livros
Marcador de Livros
N Livros
Som­bra dos Livros

9 comentários:

Prazer da Leitura disse...

Olá Marcador de Livros

Realmente este tema é muito chato.
Também já me aconteceu, mas o que se pode fazer?!
Tenho muita dificuldade em fazer opiniões, por isso foi com muita tristeza que vi alguns excertos meus, em opiniões de outro blog. A pouca inspiração que tinha tido foi utilizada...
É uma questão de respeito pelo trabalho dos outros, mas existe pessoas que não pensam assim :(

Bjs
Bruna

Maria Manuel Magalhães disse...

É como dizes uma falta de respeito muito grande tanto por quem faz os textos como por quem os lê. se não fosse um alerta da Célia da Estante dos Livros nem sequer me tinha apercebido do plágio que tinha sido feito aos nossos quatro blogues. É ultrajante o que nos fizeram, mas infelizmente isto não vai travar plagiadores.

Beijinhos,
Maria Manuel

Cris =) disse...

Por acaso tenho andado para mandar um email aos vários blogs de leitura que consulto... aproveito para dizer aqui:

Criei recentemente o folhasdesfolhadas.blogspot.com e faço menção a vários blogs... ora de opiniões de livros que li, ora de passatempos que estão ocorrer. Em qualquer dos casos, incluindo as imagens que coloco, indico a fonte.

Espero sinceramente que não se importem porque não tenciono roubar o trabalho de ninguém, mas sim dar a conhecer às pessoas um trabalho mais completo do que o meu... muitas vezes o trabalho que levou a eu comprar os livros. Em relação aos passatempos, idem aspas.

No entanto, se se opuserem, deixo de fazer tais referências e retiro as já existentes.

Maria Manuel Magalhães disse...

Quando os posts são colocados com as devidas referências aos blogues de onde foram retirados, no meu caso, ao Marcador de Livros, não me oponho e até sou muito liberal nesses aspecto. Pelo contrário, penso que só ajuda a comunidade de leitores a ter várias opções de opiniões apara um mesmo livro sem ter que andar a procurar em várias páginas. Agora as referências a quem escreve as opiniões são fundamentais.

beijinhos
MM

Gerson Machado de Avillez disse...

Notável é a soberba destoante em parcialidade mediante o ego, a falta de criatividade se exprime pela centelha de torção perceptiva ao se considerarem em mais direitos, que muitos, que todos! Sofro plágios igualmente - basta ver meu blog -, porém, os mesmos ainda tentam provar o oposto e pasmém me acusar do mesmo que fazem! Evidentemente que me dão o mesmo direito quando me oferecem tal moral somente para expor a falácia ordinária destes em sua posição prepotente e podenrante - que acreditem mesmo como prostexo a utilizem como argumento!
Acho falta de escrupúlos, culhões, sem responsabilidade para os fatos.

Trabalho muito duro para produzir meus livros pra qualquer vagabundo me tirar os direitos destes realizados sob suor e mesmo lágrimas. Exalam apenas preconeito o que é repugnante!

William Fontana disse...

Sempre faço om esforço de o quanto possível creditar as citações alheias mesmo que falhe por referir no blog as imagens que utilizo. Porém, o mesmo encontra-se aberto a reclamações dos equivalentes autores caso assim queiram reclama-las. Nos livros quando cito frases alheias no mínimo cito o nome e se possível peço permissão ao mesmo. O que não posso dizer o mesmo. Como fotográfo mesmo já vi fotos minhas utilizadas sem qualquer permissão em lojas de turismo, por exemplo, sem falar em plágios diversos de textos e argumentos o que para estes - que na prática sempre creram poder fazer o que quiser ousam dizer o mesmo de mim, mas apenas abrindo precedentes criminais. A lei de direitos autorais tem que ser arroxada com pressa!

Alice disse...

É verdade Maria, acho que aquilo que me deixou mais irritada foi o facto de não me ter apercebido de nada. Se não fosse a Célia... quando vi os passatempos e tudo fiquei maluca mas depois, quando comecei a ver tudo com calma e vi as nossas opiniões ali iguais às que estavam no blogue... A minha irmmã ficou capaz de matar alguém. Se fossem só os passatempos ou os videos mas as nossas opiniões...!!
Por triste que seja, senti-me algo melhor por não estar sozinha (infelizmente) mas algo me diz que mais gente desconhece que as suas opiniões foram ali colocadas sem que ninguém o soubesse.

Inês Santos disse...

Olá bloguistas,

ao ler o vosso post o que me assaltou foi o receio de o ter feito de alguma forma, visto que tenho dois blogs onde coloco bastante informação. Não coloco referencias (recentemente) por falta de tempo ou porque a informação é dada directamente pelas editoras ou fruto do meu (e colegas) trabalho.
Se o blog Portugal Creative tem alguma informação vossa peço que me informem.
Acho que deviam tentar contactar essas pessoas para as alertar, porque podem não o fazer de propósito.
Em relação às minhas opiniões, que não são poucas, ainda não as encontrei noutros locais sem ser aqueles em que coloquei ou em que dei a minha autorização. Por isso ainda não senti nenhum deste sentimento na pele, só indirectamente e por simpatia no caso da Bruna.

Beijinhos

Ne

(qualquer coisa que precisem não hesitem em contactar me)

Maria Manuel Magalhães disse...

Inês, até agora nunca vi nada no Portugal Creative que me levasse a dizer que tinham plagiado um texto meu. também não me acredito que tu, ou os teus colegas pegassem em textos meus e colocassem como vossos. Uma coisa são os press dados pelas editoras, que confesso, a maior parte deles também são colocados textualmente por falta de tempo, outra, muito diferente, são as opiniões sobre os livros que vamos lendo ou então passatempos ou imagens tiradas por nós, que são plagiadas e colocadas em blogues sem existir qualquer referência a fontes.
O que não é o caso no teu blogue.

Beijinhos,
MM

WOOK - www.wook.pt