Autor: Daniel Silva
As ligações do KGB à Al-Qaeda poderão destruir o mundo? Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 448
Editor: Bertrand Editora
Colecção: Grandes Romances
PVP: 17,96€
Sinopse:
A morte de um jornalista leva Allon à Rússia, onde descobre que, em termos das artes do ofício da espionagem, até mesmo ele tem alguma coisa a aprender. Agora, está a jogar segundo as regras de Moscovo. E na cidade existe uma nova geração de estalinistas que conspiram para reivindicar um império perdido e desafiar o domínio global de um velho inimigo: os Estados Unidos da América. Um desses homens é Ivan Kharkov, um antigo coronel do KGB que construiu um império de investimento global sobre os escombros da União Soviética. No entanto, escondido no interior desse império, está um negócio lucrativo e mortífero. Kharkov é um negociante de armas - e está prestes a entregar as armas mais sofisticadas da Rússia à al-Qaeda. A não ser que Allon consiga descobrir a hora e o local da entrega, o mundo irá assistir aos ataques terroristas mais mortais desde o 11 de Setembro - e o tempo está a passar muito depressa. Cheio de prosa rica e de reviravoltas na trama de cortar a respiração, o livro As Regras de Moscovo é simultaneamente um entretenimento superior, uma cáustica história exemplar sobre as novas ameaças que estão a aparecer no Leste - e o melhor romance de Silva até ao momento.
A minha opinião:
Sob o disfarce de ter de participar numa conferência da UNESCO em Sampetersburgo, Gabriel Alon, o protagonista de todos os romances de Daniel Silva, parte para a Rússia com o intuito de conhecer Olga Sukhova, directora editorial interina do Moskovsky Gazeta. Olga Sukhova poderá ser a chave para que se descubra o que esteve por trás dos assassinatos de dois jornalistas, seus colegas, recentemente. De facto, a jornalista russa transporta consigo um segredo que pode levar à morte de qualquer um, até mesmo do forte e experiente Gabriel Alon. As regras de Moscovo são mais resistentes do que o Alon está à espera e esta nova missão torna-se difícil de se realizar. Através de Olga, Alon acaba por conhecer uma pessoa próxima de Ivan Kharkov, que promete desvendar tudo o que sabe acerca dos seus negócios mais obscuros. Kharkov não é negociante de armas normal. O antigo comandante do KGB, além de vender armas para a maior parte dos países do Terceiro Mundo, apoiando guerrilheiros e governos totalitários, está prestes a vender armamento para o pior inimigo do mundo ocidental: a Al-Qaeda. As regras de Moscovo, apesar de ser um livro de ficção, podia muito bem ser um romance histórico, tal é a veracidade da maior parte das histórias contadas por Daniel Silva. Desde as pressões com que os jornalistas vivem diariamente até aos próprios assassinatos de alguns deles mandados pelo próprio Governo, até à venda de armamento a países mais pobres tudo isso é comprovado pelo autor no final do livro. Uma obra que recomendo a qualquer amante dos livros de Gabriel Silva, talvez uma das melhores do autor que tem uma costela bem portuguesa. Para quem gosta de acção e de temas da actualidade não pode perder esta deliciosa leitura.
Excertos:
“Na Rússia, tem de ser tudo o maior, o mais alto, o mais rápido ou o mais valioso. Nós não conseguimos viver como pessoas normais.”
“…finjo ser jornalista num país onde já não existe verdadeiro jornalismo. Porque eu quero democracia num país que nunca a conheceu…”
2 comentários:
gostei. não leio muitos livros deste género, mas confesso que fiquei intrigada com a sinopse deste. ;)
Gostei mas achei que o final foi um pouco apressado. Tanto assim é que o autor vai lançar mais um livro com os mesmos personagens.
Dou 4/5.
O_Segredo_Boas_Decisoes.pdf (73.55 MB)
http://www.filesend.net/download.php?f=ac9cca46d1f707ef77b4e126dea1b986
Enviar um comentário