Título: Alice do Outro Lado do Espelho
Autor: Lewis Carroll
Colecção: Clássicos
Preço: 13.50€
Pp.: 156
Edição integral com as ilustrações originais de John Tenniel
Sinopse:
Alice do Outro Lado do Espelho (1872) narra o regresso da jovem ao país encantado da sua primeira aventura, onde desta vez encontrará personagens como Humpty Dumpty, Tweedledee e Tweedledum. Num quente mês de Março, Alice brinca com as suas gatas quando se pergunta como será o mundo do outro lado do espelho. Para sua grande surpresa, descobre que tem o poder de atravessar um espelho e descobre um livro misterioso que só pode ser lido pelo seu reflexo. Quando atravessa o jardim
das flores vivas, Alice encontra a Rainha Preta e depara-se com um grandioso jogo de xadrez em que ela terá de participar.
A minha opinião:
Alguns anos após ter lido Alice nos País das Maravilhas e ficado maravilhada com a estória das suas personagens, parti para a leitura de Alice do Outro Lado do Espelho, o outro livro infantil escrito por Lewis Carroll, pseudónimo de Charles Lutwidge Dodgson.
Nesta espécie de continuação da estória de Alice, Carroll leva-nos desta vez a descobrir o que se passa do outro lado do espelho. O coelho sempre atrasado, o chapeleiro louco ou a rainha de copas deram lugar a Humpty Dumpty, Tweedledee e Tweedledum e às Rainhas Branca e Preta personagens estranhas, mas que fizeram com que Alice vivesse uma nova aventura desta vez no mundo do xadrez. Do outro lado do espelho tudo é ao contrário, desde a leitura de livros, até ao próprio dia-a-dia. Alice fala com flores, com cavaleiros que mal sabem andar a cavalo, com dois gémeos estranhos, um ovo que fala, e rainhas que mais não são do que as suas gatinhas preta e branca que tanto gosta.
Levada um pouco pela curiosidade depois de ver o filme de Tim Burton a reviver novamente as aventuras de Alice, posso dizer que, apesar de preferir o Alice no País das Maravilhas com a rainha de copas e demais personagens, gostei muito deste Alice do Outro Lado do Espelho com uma edição excepcional da Europa-América cujas ilustrações estão a cargo de John Tenniel, ilustrador e caricaturista britânico parceiro do próprio Lewis Carroll.
Sem comentários:
Enviar um comentário