segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Sob Um Céu Escarlate - Mark Sullivan [Opinião]

 

Título: Sob Um Céu Escarlate
Autor: Mark Sullivan
Editor: Cultura Editora
N. de Páginas: 464

Pino Lella não quer nada com a guerra ou com os nazistas. Ele é um adolescente italiano normal - obcecado por música, comida e miúdas, mas os seus dias de inocência estão contados. Quando a sua casa em Milão é destruída pelas bombas dos Aliados, Pino junta-se a uma via-férrea subterrânea ajudando judeus a escapar dos Alpes e apaixona-se por Anna, uma bela viúva seis anos mais velha do que ele.
Numa tentativa de protegê-lo, os pais de Pino forçam-no a alistar-se como soldado alemão - julgando que assim o manteriam longe de combate. Mas Pino é ferido e depois recrutado, aos dezoito anos, como motorista pessoal do general Hans Leyers, o caudilho de Adolf Hitler na Itália, e um dos comandantes mais misteriosos e poderosos do Terceiro Reich.
Agora, com a oportunidade de espiar o Alto-Comando Alemão, Pino luta em segredo, suportando os horrores da guerra e da ocupação, tendo a sua coragem reforçada pelo seu amor por Anna e pela vida que ele sonha que um dia compartilhar.


📙 Considerado o livro do ano de 2017 pelo Goodreads Sob Um Céu Escarlate retrata a Segunda Guerra Mundial através da vida de Pino Lella.

🙎Apesar de estar baseado em factos verídicos, estava à espera de uma leitura mais intensa. Gostei do livro, gostei da leitura conjunta, mas contava com um pouquinho mais, dado as opiniões tão boas aquando da sua publicação por cá.

🙎Já li bastantes livros sobre a temática, mas que se centrem na parte de Itália não existem muitos. Essa parte prendeu-me muito e achei bastante curiosa. Pino Lella é uma personagem. Adolescente que vive obcecado em arranjar uma namorada, Pino leva uma vida normal. Sai com os seus amigos, vai ao cinema e corteja raparigas bonitas. Até que uma ida ao cinema muda por completo a sua vida. Uma bomba cai em plena sala e a sua família, para o proteger vai fazer com que este saia da sua casa de Milão e parta para uma espécie de mosteiro nos Alpes.

🧏O jovem vai um pouco contrariado, mas a sua vida não vai ter nada de monótono. Durante a sua estada nos Alpes Pino vai ajudar muitos judeus a fugir para a Suíça a escapar precisamente pela montanha. E essa foi a parte mais interessante do livro para mim. Mostra um jovem perseverante, forte e bastante corajoso.

🕵️De volta a Milão e no sentido de protegê-lo, os tios convencem-no a alistar-se do lado dos alemães, mas com o intuito de se torna espião. Aos 18 anos Pino vai ser motorista de um poderoso general, Hans Leyers, amigo chegado de Adolf Hitler na Itália, e um dos comandantes mais misteriosos.
E é na casa de Hans que Pino vai reencontrar uma antiga paixão. Anna, uma rapariga que tinha conhecido pouco antes de viajar para os Alpes.

🕵️O jovem vai viver um vida emocionante e perigosa, mas nunca desarma e acaba por
ser preponderante para a queda dos nazis em Itália.

🧏Tal como disse no início gostei imenso do livro, mas faltou um bocadinho para se te tornar uma leitura 5 estrelas. Faltou uma abordagem ainda mais aprofundada da presença nos nazis em Itália, e da ligação com Mussolini. No entanto, foi uma boa leitura que aproveitei para o projecto da Dora Santos Marques. 






Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt