segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

A Camareira - Nita Prose [Opinião]

 

Título: A Camareira
Autor: Nita Prose
Editor: Editorial Presença
Ano: 2022
N.º de Páginas: 328

Sejam bem-vindos. Sou a vossa camareira. Entro nos vossos quartos e conheço os vossos segredos.
Molly, a camareira, está completamente sozinha no mundo. Sim, está habituada a ser invisível, e é isso mesmo que também é no Regency Grand Hotel, onde, todos os dias, dobra roupa, faz as camas dos quartos de lavado, põe miniaturas de champô e pequeninos sabonetes nas casas de banho, limpa o pó e os segredos que os hóspedes deixam para trás quando fazem check-out. Ela é apenas uma camareira - porque haveria alguém de reparar nela?

Mas isso está prestes a mudar radicalmente. Todos os holofotes se viram para Molly quando é ela quem descobre o famigerado Mr. Black morto e bem morto na cama da sua suíte. Este não é o tipo de confusão que Molly pode limpar rapidamente. Porém, à medida que a teia de mentiras, sussurros, pistas e enganos se vai espalhando pelos corredores do Regency Grand Hotel, ela descobre que tem, dentro de si, um dom para a investigação. Sim, é apenas uma camareira - mas o que conseguirá Molly ver que todos os outros ignoram?

Mistério, suspense e muitas reviravoltas no romance que está a apaixonar leitores em mais de vinte países. Como pode uma pessoa ser, ao mesmo tempo, tão normal e extraordinária?

🛏️ Depois da sinopse e da capa fantástica, achei que este livro seria perfeito para mim.
Molly Maid é a protagonista deste romance com uma dose de mistério bastante peculiar. É uma apaixonada por aquilo que faz e, por isso mesmo, tem brio no seu trabalho. Molly é uma rapariga especial que logo nos remete para alguém que sof4ra do especto do autismo, embora em nenhuma altura do livro isso seja referido.

🪠É camareira num hotel de luxo, mas ninguém repara nela. Não consegue fazer amizade com ninguém e a única pessoa com que se dava era a sua avó, que morreu há 9 meses.

🧻Esta jovem vive agora sozinha e é a perfeição em pessoa. Mas é facilmente influenciável porque acaba por levar tudo à letra, sem segundas interpretações. Por causa disso, os seus colegas acabam por enganá-la.

⚰️Num dia perfeitamente normal, Molly depara-se com o corpo morto de Mr. Black, uma hóspede habitual do hotel e marido de uma sua “amiga”. A polícia é chamada ao local e depressa a investigação chega à conclusão de que o hóspede foi assassinado e uma das principais suspeitas recai sobre Molly.

🧹Esta camareira é uma personagem ingénua, e que é difícil de interpretar por quem não a conhece. Ao mesmo tempo é deliciosa porque nada para ela tem maldade ou filtros. E foi isso que me agradou mais neste livro. 

🧹A forma como Molly vê no mundo, como encara a sua profissão e como acha que as pessoas deviam proceder sob determinadas situações fazem-nos pensar na forma como nós próprios encaramos a vida.
Relativamente à história em si achei que tinha pouco sumo. Sinceramente se a autora pretendia escrever um thriller errou completamente. A investigação não tem qualquer coerência e o desfecho foi um tanto ou quanto patético e esperado. A mudança de atitude por parte de Molly numa parte da história também não fez qualquer sentido.

🧽 No entanto, os prós são claramente maiores que os contras e recomendo, sem qualquer dúvida, a sua leitura.





Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt