segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Asas de Prata - Camilla Läckberg [Opinião]

Título: Asas de Prata
Autor: Camilla Läckberg
Editor: Suma de Letras
N.º de Páginas: 376

Sinopse: 
Depois do grande sucesso internacional de Uma Gaiola de Ouro, chega mais um episódio da história de Faye: traição, redenção e solidariedade feminina num novo drama sobre a vingança.

Graças a um plano refinado e cruel, Faye deixou para atrás a traição e as humilhações sofridas pelo agora ex-marido Jack e parece ter assumido as rédeas da sua existência: é uma mulher independente, reconstruiu a sua vida num outro país e longe do seu passado, Jack está na prisão e a empresa que Faye fundou, Revenge (Vingança), está crescendo com sucesso.

Mas novos desafios correm o risco de quebrar a serenidade conquistada com muito esforço. De facto, o lançamento da marca Revenge nos Estados Unidos de América desperta uma séria ameaça e Faye é forçada a retornar a Estocolmo.

A minha opinião: 
Depois de ter adorado Uma Gaiola de Ouro, ao ponto de lhe ter atribuído 5 estrelas, estava expectante em relação à sequela do novo livro, que marca um registo um pouco diferente de Camilla Läckberg. 
Em Asas de Prata vamos continuar a seguir a vida de Faye depois da vingança desta em relação ao seu marido, um homem controlador e que usava da violência física e psicológica para a controlar a todos os níveis. 

Independente e a presidir à Revenge, empresa que protege (e vinga) mulheres como ela, Faye parece ter seguido na perfeição a sua vida, mas uma reviravolta parece estar prestes a mudar tudo. A sua empresa está a ser ameaçada pela compra de ações e Faye teme perder o controlo desta. No entanto, nem tudo são espinhos e a jovem mulher encontra o amor ao lado de um homem que conhece num bar de hotel. 

Infelizmente, acho que o livro se focou mais no romance entre Faye e David, relegando para segundo plano a história principal que seria a sabotagem da empresa da empresária. Cenas de sexo podem agradar a alguns leitores, mas penso que não são relevantes, para quem procura um bom thriller. 

Paralelamente à história, vamos revivendo o passado da Faye, para mim a parte mais importante do livro. Através dos relatos da sua vida enquanto miúda e adolescente, vamos percebendo como Faye se transformou na mulher da atualidade. São de facto relatos brutais, com um pai abusador e com uma família que é arrasada completamente com o convívio com uma pessoa como ele. As consequeência desta convivência deixam-nos a pensar seriamente até que ponto, muitos dos abusadores futuros o são porque apenas tiveram como exemplo o próprio abuso. 

Obviamente que é ingrato tendermos a comparar os dois livros, sendo que a um deles foram atribuídas 5 estrelas. No entanto, apesar deste segundo livro não ter consigo chegar ao mesmo patamar, Asas de Prata é uma excelente leitura e promete prender qualquer leitor que goste de thrillers que aliem um pouco de romance. 






Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt