Autor: Vanessa Springora
Grande Prémio das Leitoras da revista Elle
*
Prémio Jean-Jacques Rousseau de Literatura Autobiográfica
Consentimento, o livro que chocou a sociedade francesa.
As memórias literárias em que a editora e escritora Vanessa Springora conta a sua relação com o premiado escritor Gabriel Matzneff nos anos 80. Poderia ser só uma história de amor, não fora o facto de Vanessa ter apenas 14 anos, e Gabriel 50.
O livro de Springora é publicado no contexto de uma onda de alegações de abuso sexual em França, após a notoriedade do movimento #MeToo. A sua publicação, no início deste ano, gerou violentas reações contra Matzneff, que está a ser julgado por abuso de menores e viu os seus livros retirados do mercado.
Mais de trinta anos volvidos sobre os factos, Vanessa Springora narra, de forma lúcida e fulgurante, esta história de amor e perversão. Uma história individual - a sua história com o escritor Gabriel Matzneff - que espelha tantas outras histórias de abuo, e que nos faz reflectir sobre a questão: Que tipo de sociedade é complacente com a pedofilia?
Corajoso e comovente, este romance autobiográfico incendiou o meio literário francês, reacendeu o debate sobre o consentimento um pouco por todo o mundo e apaixonou milhares de leitores.
Sobre o livro:
«Uma narração detalhada e implacável, escrita com mão firme, incisiva e impregnada de uma dor discreta. [...] Pagando ao predador na mesma moeda, Springora tece um texto catártico, que fará história.» Christine Rousseau, Le Monde
«Uma escrita simples, rigorosa e sábia, uma linguagem clássica, luminosa e precisa. Elegante e implacável. [...] Um livro maior.» Marie-Dominique Lelièvre, Le Nouveau Magazine Littéraire
«O livro de que todo o mundo fala. [...] De uma excelente qualidade literária.» Europe 1
Nas livrarias 29 de Setembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário