sexta-feira, 26 de junho de 2020

Regresso aos subúrbios com Bruno Vieira Amaral

Título: Uma ida ao motel 
Autor: Bruno Vieira Amaral
Género: Literatura/Contos
N.º de páginas: 192
Data de lançamento: 03 de julho
PVP: € 16,60

Há as mulheres desprezadas por maridos cruéis ou apenas distraídos, as avós guerreiras, os suicidas previsíveis, os pobres que resistem às adversidades, os adolescentes negros dos bairros da Margem Sul, prostitutas, doentes sem companhia. E uma ironia que festeja a salvação iminente, o espírito de combate, a luz do dia. O mundo em redor de Lisboa, a Margem Sul, as famílias dos bairros suburbanos, as personagens que encontramos todos os dias – e que escondem os seus dramas –, são revelados em Uma Ida ao Motel e outras histórias, o novo livro de Bruno Vieira Amaral. Contos que chegam às livrarias a 3 de julho.
Para compor o mosaico das suas personagens, Bruno Vieira Amaral não recorre à literatura e à sua solenidade, mas aos bairros onde viveu e que fa-zem já parte do universo dos seus romances, As Primeiras Coisas e Hoje Esta-rás Comigo no Paraíso. São pessoas perdidas, com vidas amargas que raramen-te aparecem nas páginas dos jornais a não ser para ocuparem espaço nas secções de crime ou das tragédias familiares: homens e mulheres que conhe-cem a pobreza, os transportes suburbanos, os sonhos que nunca se realizam, as famílias desfeitas, os amores impossíveis – e os desejos sem nome. Trinta histórias cruéis e amargas onde nunca deixa de se descortinar a essência mais íntima do ser humano.

Crítica literária:
«O romance de estreia de Bruno Vieira Amaral confirma uma grande solidez. E traz uma personagem coletiva, o Bairro Amélia, que talvez tenha vindo para ficar no imaginário literário português.» Isabel Lucas, Público
«O epílogo, em tom elegíaco, traz-nos páginas que estão entre as mais belas da literatura portuguesa recente, confirmando o fôlego raro desta estreia triunfal.» José Mário Silva, Ler
«Bruno Vieira Amaral tem o génio do detalhe.» Pedro Mexia, Expresso

Sobre o autor:
Bruno Vieira Amaral estudou História Contemporânea e é crítico literário, ensaísta e romancista. Atualmente colabora com a Ler e o Expresso e com a Rádio Observador. O seu primeiro romance, As Primeiras Coisas (Quetzal, 2013), foi distinguido com variadíssimos prémios e mereceu, em 2016, a nomeação de Uma das Dez Novas Vozes da Europa. O seu segundo romance, Hoje Esta-rás Comigo no Paraíso (Quetzal, 2017), recebeu o prémio de ficção Tabula Rasa 2016-2017 e obteve o segundo lugar do Prémio Oceanos 2018, ano em que foram reunidos os seus melhores textos dispersos no volume Manobras de Guerrilha. Os seus livros estão a ser publicados em várias línguas.





Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt