quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

A Menina do Bosque - S. K. Tremayne [Opinião]

Título: A Menina do Bosque
Autor: S. K. Tremayne
Editor: TopSeller
N.º de Páginas: 320

Sinopse:
É interessante estarem todos mortos, não é, mamã?
Todos os pássaros, tantos, todos eles estão mortos.
Confirmei.

Lyla tem 9 anos. Já está habituada a que os adultos não a levem a sério. Costuma ficar em silêncio por longos momentos sem que ninguém lhe consiga arrancar uma palavra. Ou fala por enigmas, difíceis de entender. A maioria dos temas são-lhe desconfortáveis, e tem muita dificuldade em fazer amigos. Os pais tentam ser compreensivos, mas nem sempre conseguem. Lyla prefere correr e dançar pelo bosque com os seus dois cães, os seus melhores amigos. Eles também gostam de andar livres e sem terem de responder a perguntas.

Até que acontece o acidente.
Quando o carro da mãe se despista e esta sobrevive milagrosamente, a vida de todos muda. Mas Lyla sabe que algo mais aconteceu e tenta explicar que as coisas não são assim tão simples.
Há um homem. Um homem que está sempre lá.
Mas ninguém acredita.
Ninguém entende.

A minha opinião: 
Os dois primeiros livros que li de S. K. Tremayne fizeram com que ganhasse uma seguidora. Gosto imenso da forma de escrita, assim como dos cenários que escolhe para os seus thrillers. Logo que li a sinopse deste seu terceiro livro publicado pela Topseller achei que seria mais uma história envolvente e repleta de mistérios. Não me enganei. O autor dá voz a uma menina diferente, talvez com autismo, que vive isolada numa pequena charneca. Amigos não tem, mas também não se importa muito.
Nem os adultos se acreditam muito nela nas poucas alturas em que decide falar.

No entanto, Lyla diz ver um homem. Um homem que estava presente aquando do acidente da mãe, e um homem que parece estar a espiá-las por todo o lado.

Mas será que Lyla está a dizer a verdade ou tudo não passa de imaginação da sua cabeça sonhadora.

Certo é que o acidente de que sofreu Kath mudou completamente a vida daquela família. Kath ficou com amnésia o que faz com que não se lembre de nada do que se passou. Porém, sente que lhe estão a esconder algo e não entende porquê.

Bastante descritivo e envolto em mistério atrás de mistério A Menina do Bosque começou por ser uma leitura de difícil compreensão no seu início, mas que foi ganhando força à medida em que a história se desenrola.
O autor descreve minuciosamente o ambiente da charneca, os locais sombrios, as lendas que a envolvem, complementando com uma família peculiar que vai revelando aos poucos segredos escondidos há muitos anos. O autismo de Lyla e a amnésia de Kath vão imprimindo cada vez mais interesse a uma história repleta de sombras de um passado, quer próximo, quer longínquo.

Gostei.







Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt