quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Cem Mitos Sem Lógica - Sara Sá e Pedro Ferreira [Opinião]

Título: Cem Mitos Sem Lógica
Autor: Sara Sá e Pedro Ferreira
Editor: Desassossego
Páginas: 240

Sinopse:
Se julga que tem todas as certezas do mundo em relação ao que o rodeia, pense duas vezes…

- O Chocolate faz borbulhas;
- As Avestruzes escondem a cabeça na areia;
- Não se deve acordar um sonâmbulo.

Também acredita nestes mitos?
Pois é, a informação que nos rodeia é tanta que nem conseguimos parar para separar aquilo que é mito daquilo que é verdade científica.
Em Cem Mitos Sem Lógica, a jornalista de ciência Sara Sá e o neurocientista Pedro Ferreira mostram como a ciência e a história nem sempre confirmam o senso comum.

Afinal, o Universo e a nossa cultura são muito mais interessantes e ricos do que parece à primeira vista.
Venha surpreender-se!

A minha opinião: 
Há coisas que temos preconcebidas daquilo que nos rodeia. Uma delas é que o sol é amarelo. Ao ler Cem Mitos sem Lógica descobri que o sol é branco. Sim, desculpem, mas não sabia desta particularidade. 

Se há coisas que já sabemos e que não se revelam verdadeiras surpresa, outras há que me surpreenderam. Vou colocar aqui algumas curiosidades que achei mais interessantes, embora a maior parte já soubesse.

Se é daqueles que pensa que o objeto presente em nossa casa que tem mais germes é a sanita desengane-se. A tábua onde cortamos os legumes ou a esponja da loiça tem muito mais bactérias que a sanita. 

Cristo nasceu a 25 de março e não em Dezembro e os reis magos podiam não ser apenas 3. Certo é que as oferendas eram 3, mas em lado algum diz que eram apenas três os reis magos. 

Fernão de Magalhães não foi o primeiro a circunavegar o globo. Primeiro porque quando Cristóvão Colombo chegou às Américas o reclamou para si, depois porque quando passavam as Filipinas e para que a tripulação curasse o escorbuto, Fernão de Magalhães acabaria por ser morto, tendo completado a travessia Juan Sebastian de Elcano. 

O touro não se enfurece com o vermelho. Aliás, o touro não distingue a cor vermelha de outros tons como o azul e verde. O que enfurece o touro são os movimentos do toureiro. Até ao séc. XVIII as cores das capas de tourear eram brancas e só mudaram para vermelho, talvez, para serem confundidas com o sangue do touro. 

Se tiver frio não beba álcool nem bebidas quentes. Beba sim uma bebida fria porque contrai o vasos sanguíneos, preservando o calor corporal. 

Cem Mitos sem Lógica tornou-se numa agradável leitura e acaba por deitar por terra alguns mitos que temos como verdade estabelecida. 








Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt