quinta-feira, 13 de setembro de 2018

«Em Nome D'El Rey", há novidades nas livrarias

O passado glorioso de Portugal, as virtudes de um povo e a bravura de um cavaleiro português do século XV no novo romance de Luís Barriga.

Sertã, Estoi, Arzila: parecem lugares pequenos para palco de um romance épico onde se narram grandes façanhas, batalhas que marcaram a história da nação e ajudaram Portugal a descobrir o mundo. Não são. Lopo Barriga, o herói desconhecido das páginas deste livro, nasceu na Sertã e viveu em Lisboa mas foram as lutas que travou no Norte de África que o tornaram conhecido e inspiraram a narrativa que invoca os nomes maiores dos Descobrimentos.

Responde o autor:
- Como conheceu Lopo Barriga, o protagonista deste livro?

Na minha juventude o acesso à informação não era fácil. Quando um distinto professor, da minha aldeia, Amílcar Quaresma de Almeida, adquire a Enciclopédia Luso Brasileira, em volumes que chegavam mensalmente, eu que o acompanhei em muitas atividades culturais, tive acesso ao volume onde constava o meu sobrenome. É nessa breve consulta que me deparo com um herói da História de Portugal, que havia sido nobilizado pelos seus feitos e que não era falado. Se muitos adolescentes adotam heróis fantásticos e irreais, eu passei a ter como herói um bem real, que ainda por cima tinha o meu sobrenome!

- Como foi feito o trabalho de pesquisa, investigação e documentação?
Atendendo à época em questão, e ao personagem principal, Lopo Barriga, a pesquisa foi dificultada pela escassez de informação, e a que se encontra é muitas vezes contraditória. Essa constatação obrigou à opção por uma informação, em detrimento de outra que surgia como menos provável, obrigando-me a correr riscos. Optei também por preencher as enormes lacunas, na vida de Lopo Barriga, fazendo-o comungar do percurso de outros personagens que com ele se cruzaram, nomeadamente o algarvio Nuno Fernandes de Ataíde, que logo que assumiu funções de governador de Safim nomeou Lopo Barriga como seu Adail (comandante militar da praça), o que implica, com alguma certeza, um bom relacionamento entre ambos e muitas histórias em comum. Todas estas preocupações obrigaram a um trabalho meticuloso de investigação e documentação, para diminuir as possíveis incoerências.

Eis Em Nome D’El Rey.





Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt