quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Desaparecer na Escuridão - Michelle McNamara [Opinião]

Título: Desaparecer na Escuridão
Autor: Michelle McNamara
Editor: Relógio D'Água
Páginas: 336

Sinopse:
Este livro tem o enredo, suspense e intensidade de um policial. Trata-se, no entanto, de um livro de não-ficção. McNamara morreu de forma trágica a meio da investigação que procurava identificar o Golden State Killer, responsável por uma onda de violações e assassinatos na Califórnia que se prolongou por mais de dez anos. A Polícia arquivou o caso. Mas McNamara continuou a investigação pelos seus próprios meios. Desaparecer na Escuridão é o relato de anos de investigação sobre a mente de um criminoso impiedoso.

É também o retrato da obsessão de uma mulher pelo fim da impunidade de um assassino. Este livro está destinado a tornar-se um clássico da literatura policial. Os direitos de adaptação para série de televisão foram adquiridos pela HBO.

A minha opinião: 

Opiniao: 
Sou fã da série Casos Arquivados, cujos episódios vi já há alguns anos. Mas nunca imaginaria que a ficção passaria para a realidade e que um assassino e violador, cujos crimes cometera há mais de mais de 40 anos, seriam finalmente descobertos.

Michelle McNamara, a pessoa que mais tempo dedicou à investigação daquele que viria a apelidar de Golden State Killer, morreu antes deste ser descoberto. Infelizmente, o homem que a levaria, embora indirectamente, à morte, seria apanhado, pelo ADN, dois anos após a investigadora ter falecido, com problemas cardíacos. E sem qualquer reconhecimento do seu trabalho por parte da polícia. Michelle McNamara era persistente. Mas morreria sem saber quem era o assassino e sem terminar o livro que estava em mãos, este Desaparecer na Escuridão que acabaria por ser finalizado por Paul Haynes e pedido do seu marido, o comediante Patton Oswalt. 
Dezenas de violações e pelo menos 12 homicídios apenas no estado da Califórnia foram perpetrados por este assassino que teimava em não deixar rasto. Facto é que a maior parte destes crimes foram cometidos ainda na era anterior à descoberta do ADN, pelo que a investigação seria dificultada por causa disso. Os crimes ocorreram entre 1979 e 1986 e durante 39 anos o criminoso andou impávido e sereno até que no dia 5 de abril de 2018, a polícia de Sacramento finalmente anunciou a sua prisão. 

Ironia das ironias. O assassino era um ex-polícia, actualmente com 72 anos, de seu nome Joseph James DeAngelo.

Engane-se quem pense que Michelle apenas dedicou a sua vida a procurar este assassino. McNamara começou por escrever enredos para séries de televisão e trabalharia com detectives privados. Em 2006 acabaria por criar um blogue onde se dedicava a divulgar as suas descobertas enquanto investigadora de casos arquivados. Um deles, o que mais a marcou, seria a do violador e assassino ao qual a polícia chamava East Area Rapist. E é aqui que nós, enquanto leitores, sentimos a obsessão de Michelle em relação a este caso. Acabaria por descobrir vários detalhes sobre os crimes, através de entrevistas ás próprias vítimas e a analisar relatórios de autópsias. O método era sempre o mesmo: invadia a casa das vítimas, violava as mulheres à frente dos seus companheiros e, por vezes, acabava por matar o casal. 
Para tornar o caso ainda mais macabro, se é que é possível, o criminoso telefonava às vítimas anonimamente antes e depois dos ataques o que as deixava completamente assustadas. Era possuidor de um sangue frio extremo, e mostrava saber quando se encontravam sozinhas ou então uma forma de entrar em sua casa e, silenciosamente, manietava-as. Muitas das vezes fazia com que os maridos assistissem sem que conseguissem fazer nada. Sem qualquer motivo, alguns não chegavam a sobreviver. E depois desaparecia sem deixar qualquer rasto.

Tudo isto é descrito de forma soberba por Michelle que nos brinda com um livro soberbo onde a investigação é levada à exaustão.

De tal forma, que só conseguia dedicar-se ao caso de noite, quando a família já estava a dormir. Problemas de ansiedade e de sono começaram a surgir o que a levou a tornar-se dependente de Xanax e outros medicamentos. Acabaria por morrer durante o sono, devido a complicações cardíacas provocadas pelo consumo dos medicamentos. Tinha 46 anos. 
Desaparecer na Escuridão é um extenso relato de uma investigação que acabaria por dar frutos. Deliciei-me nas páginas do livro de Michelle e adorei acompanhar a investigação levada a cabo por ela.



Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt