domingo, 27 de maio de 2018

Novidade Elsinore: «Pássaros na Boca», de Samanta Schweblin

Uma das vozes mais prometedoras da atual literatura de língua espanhola. Mario Vargas Llosa, Prémio Nobel de Literatura

Um implacável mecanismo de relojoaria narrativa capaz de arrebatar a respiração do leitor. EL Mundo

Pássaros na Boca, de Samanta Schweblin (Elsinore | 160 pp | 16,59€), considerada uma das mais importantes vozes da literatura contemporânea de língua espanhola.

***

Em Pássaros na Boca (Elsinore | 160 pp | 16,59€), antologia de contos galardoados com o prémio Casa de las Americas, Samanta Schweblin reuniu dezoito histórias onde, tal como num filme de Lynch ou num pesadelo de Kafka, o insólito e o grotesco irrompem com violência na normalidade do quotidiano, deixando à sua mercê personagens e leitores.

É este o mundo de Samanta Schweblin, um território privado que nos obriga a participar ativamente no desvendar dos enigmas que servem de chão ao conto e a sermos espetadores do teatro das relações humanas. A obra conta com ilustrações de Lord Mantraste. Tradução de Sofia Castro Rodrigues e Virgílio Tenreiro Viseu. Os primeiros capítulos estão disponíveis para leitura aqui.

«Se bateres muito com a cabeça de alguém no asfalto – mesmo que seja para a obrigar a ser razoável –, é provável que acabes por lamentá-lo. Esta foi uma coisa que a minha mãe me ensinou desde o princípio, no dia em que bati com a cabeça de Fredo no chão do pátio do colégio.»

Sobre a autora: 
Samanta Schweblin nasceu na Argentina, em 1978. O seu primeiro livro, El Núcleo del Disturbio, venceu o Concurso Nacional Haroldo Conti, em 2001, e, em 2008, o premio Casa de las Americas com o seu livro La Furia de las Pestes, tendo sido considerada uma das 22 melhores escritoras em língua espanhola pela revista Granta, em 2010. O livro Distância de Segurança (Elsinore), integrou a longlist da edição de 2017 do Prémio Man Booker Internacional e está publicado em 25 países. Schweblin viveu no México, Itália e China, residindo atualmente em Berlim.


Sem comentários: