segunda-feira, 9 de abril de 2018

«O Elogio da Sede» , de José Tolentino Mendonça. O texto das meditações que acompanharam os exercícios espirituais do Papa Francisco durante a Quaresma

Título: Elogio da Sede
Autor: José Tolentino de Mendonça
Género: Literatura / Ensaio
Capa dura
N.º de páginas: 176
Data de lançamento: 13 de abril
PVP: € 16,60

O Elogio da Sede, de José Tolentino Mendonça. O texto das meditações que acompanharam os exercícios espirituais do Papa Francisco durante a Quaresma.
Prefácio e Mensagem Final do Papa Francisco
Nas livrarias a 13 de Abril.

Todos os anos, por altura da Quaresma, o Papa e a Cúria Romana reúnem-se para uma semana de exercícios espirituais. É um tempo de reflexão profunda sobre a vida e o mundo, o presente e o futuro. Para dirigir a reflexão deste ano, o Papa Francisco escolheu pela primeira vez um português, José Tolentino Mendonça.
O Elogio da Sede colige os textos que serviram de guião às reflexões conduzidas pelo poeta, teólogo e sacerdote português junto do Papa Francisco e dos cardeais da Cúria Romana. Um livro decisivo que guia as reflexões da Igreja sobre o mundo. Um documento de grande beleza e originalidade, prefaciado pelo Papa Francisco.
«Falar da sede é falar da existência real e não da ficção de si a que tantas vezes nos acomodamos. É iluminar uma experiência, mais do que um conceito. É deixar expressar-se o corpo que somos, na sua leveza e no seu peso, na sua unidade e nos impasses que o dividem, no entusiasmo e na frustração, na fadiga e no júbilo de ser.»

Sobre o autor:
Poeta, sacerdote e professor, José Tolentino Mendonça nasceu na ilha da Madeira. Estudou Ciências Bíblicas em Roma e vive em Lisboa, onde, entre outras responsabilidades académicas e pastorais, é vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa (onde se doutorou em Teologia), diretor do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião e capelão da capela do Rato. É também consultor do Pontifício Conselho para a Cultura (órgão do Vaticano). Tem publicado diversos livros de poesia, ensaio e teatro na editora Assírio & Alvim e colaborado em muitos outros como tradutor e organizador. A sua obra tem sido distinguida com vários prémios, entre eles o Prémio Cidade de Lisboa de Poesia (1998), o Prémio Pen Club de Ensaio (2005), o italiano Res Magnae, para obras ensaísticas (2015), o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE (2016), o Grande Prémio APE de Crónica (2016) e, mais recentemente, o prestigiado Prémio Capri-San Michele (2017).
Também na Quetzal, O Pequeno Caminho das Grandes Perguntas: Na senda daquilo a que já nos habituou em obras anteriores, tanto de reflexão teológica e filosófica como de poesia, José Tolentino Mendonça abre aqui as páginas de um livro singular e corajoso: o das perguntas sobre a nossa vida.



Sem comentários: