segunda-feira, 29 de maio de 2017

Comunidade, de Ann Patchett: Um caso de Família

Comunidade é a obra mais recente da norte-americana Ann Patchett, um bestseller do New York Times que acaba de chegar às livrarias portuguesas através da Minotauro, uma chancela do Grupo Almedina. Descrita pela Publisher’s Weekly como “um retrato familiar divertido, triste e, em última análise, devastador”, a obra, escrita com humor, humanidade e compreensão das pessoas em situações difíceis, conta-nos a história poderosa de duas famílias unidas através da beleza e separadas pela tragédia.

Acaba de chegar a Portugal o novo livro de Ann Patchett – Comunidade –, um fabuloso e inesquecível romance que conta a história de duas famílias, unidas através da beleza e separadas pela tragédia.

Tudo começa quando um dos convidados de um batizado – Bert Cousins – aparece com uma garrafa de gin. O gin conduz a uma tarde maravilhosamente desconcertante, um padre dançarino e um beijo adúltero à mistura. Este acontecimento dá origem ao divórcio e à união de duas famílias com seis crianças, que passam a sua infância entre o sul da Califórnia e Virgínia, firmando também um destino que se concretizará sete anos depois.

Passados 24 anos, Franny Keating – a criança batizada – envolve-se com um autor desconhecido, Leon Posen, e fala-lhe da família, perdendo o controlo sobre as suas histórias. A infância dos irmãos torna-se o ponto de partida para um livro bestseller, forçando-os a encarar os sentimentos de perda e culpa, mas também a forte ligação que os une

Contrabalançando humor e sofrimento, Comunidade é uma história sobre família, traição e os laços profundos do amor e da responsabilidade que nos ligam.

“A serenidade e a beleza da escrita de Ann Patchett são de cortar a respiração… A mestria que reflete na linguagem só encontra igual na sua capacidade narrativa”, referiu o The Times depois de ler a obra, sobre a qual o Financial Timesescreve “um dos grandes talentos de Patchett é conseguir captar, a cada momento, a psicologia das suas personagens – as mudanças mentais e emocionais mais subtis”.

Escrito de uma forma única, generosa, destemida e sábia, de acordo com o The New York Times, este romance acaba de chegar às livrarias portuguesas pela Minotauro, uma chancela do Grupo Almedina, com o pvp de 19,90€. Foi considerado Bestseller pela Amazon e pelo New York Times, e foi um dos nomeados para o prémio Goodreads Choice Award na categoria de Ficção (2016).





Sobre a autora

Ann Patchett nasceu em Los Angeles em 1963 e cresceu em Nashville. Em 1990, fez uma residência na Fine Arts Work Center, em Provincetown, e escreveu o seu primeiro livro, que foi destacado como um dos melhores do ano pelo New York Times. Ao longo da sua carreira recebeu o Janet Heidinger Kafka Prize, o Orange Prize, o PEN/Faulkner Award, o Chicago Tribune’s Heartland Prize, o Harold D. Vursell Memorial Award da Academia Ameri cana das Artes e Letras e o Alex Award da American Library Association. Foi finalista do National Book Critics Circle Award e do Los Angeles Times Book Prize.

Sobre a Minotauro

A Minotauro é uma chancela do Grupo Almedina que embarca agora numa nova aventura nas áreas da Ficção e Não Ficção para adultos e para o público infantojuvenil. Os livros desta nova era da Minotauro têm como missão conquistar um novo universo de leitores e guiá-los nos labirintos da leitura. Mais informações em: http://www.grupoalmedina.net/.

Sem comentários: