segunda-feira, 3 de abril de 2017 | By: Maria Manuel Magalhaes

Minotauro : Croácia, 1991: Quando a guerra e a infância se encontram

Croácia, 1991: Quando a guerra e a infância se encontram

Portugal recebe o livro de estreia da autora Sara Nović. Depois do grande êxito mundial desta obra e das excelentes críticas do New York Times e da Oprah Magazine, Rapariga em Guerra, um relato arrebatador, assustadoramente atual, sobre a Guerra da Independência da Croácia, narrado a partir do olhar de uma criança que se vê forçada a substituir brinquedos por armas, chega finalmente às livrarias nacionais pela chancela Minotauro.

Acaba de chegar às livrarias portuguesas a obra de estreia da autora Sara Nović, Rapariga em Guerra. Uma saga sobre a guerra de independência da Croácia (1991-1955) e as suas consequências, um relato da passagem à idade adulta e uma história de amor e de memória, Rapariga em Guerra percorre todas estas facetas revelando-se um romance perturbador, mas cheio de esperança.

Zagreb, 1991: Ana Jurić é uma menina de dez anos com um espírito descontraído, que vive com a família na capital da Croácia. No decorrer desse ano, a Jugoslávia é abalada pela guerra civil, destruindo a infância idílica de Ana. A paz do dia-a-dia é manchada pelo racionamento, pelos constantes raids aéreos e os jogos de futebol são substituídos pelo fogo das armas. Os vizinhos começam a desconfiar uns dos outros e a sensação de segurança começa a desvanecer-se. Quando a guerra lhe bate à porta, Ana tem de encontrar um novo caminho num mundo perigoso.

Nova Iorque, 2001: Ana é agora uma estudante universitária em Manhattan. Apesar de todas as tentativas para deixar o passado para trás, não consegue escapar às recordações de guerra e aos segredos que guarda até dos que lhe são mais próximos. Perseguida pelos acontecimentos que lhe roubaram a família para sempre, regressa à Croácia depois de uma década de ausência, na esperança de fazer as pazes com o lugar a que um dia chamou casa. Enquanto enfrenta o passado, procura reconciliar-se com a história difícil do seu país e com os acontecimentos que lhe interromperam a infância, há tantos anos.

Avançando e recuando no tempo, este livro é um retrato franco e generoso de um país devastado pela guerra, mostrando-nos, com uma escrita brilhante, a impossibilidade de separar a história de um país da história do indivíduo.

Com a sua obra, Nović apresenta-nos o impacto que a guerra pode ter numa criança e qual o seu legado em todos nós. Rapariga Em Guerra é a estreia desta autora, que olhou para o passado recente, encontrando uma história que é tocante ainda nos dias de hoje. A obra encontra-se disponível nas livrarias pelo pvp de 15.90€.

Críticas
«Uma estreia arrebatadora! Sara Novic explora, com uma prosa terna e eloquente, o desafio de viver depois de termos sobrevivido.» – The Oprah Magazine

«Excecional… Rapariga em Guerra consegue o milagre de fazer com que histórias de vidas despedaçadas num país estrangeiro pareçam tão abrangentes e universais como se de um mito se tratasse.» – Anthony Marra, The New York Times Book Review

«Íntimo, demolidoramente brutal e belo, Rapariga em Guerra é um livro escrito por alguém cujo amadurecimento ultrapassou em muito a sua idade. Constitui a prova de que as grandes obras de história não são suficientes para contar a história da Europa do século XX. Também são necessárias grandes obras de ficção como esta.» – Robert D. Kaplan, autor de Balkan Ghosts e Política Guerreira

Sobre a autora
Sara Novic nasceu em 1987 e viveu nos Estados Unidos e na Croácia. Terminou recentemente o programa MFA na Columbia University, onde estudou ficção e tradução. É editora de ficção da Blunderbuss Magazine e ensina escrita no Fashion Institute of Technology e naColumbia University. Vive em Queens, Nova Iorque.