sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Porto Editora: José Saramago - "Caim" e "Cadernos de Lanzarote III

Título: Caim
Págs.: 146
PVP: 16,60 €
Caligrafia da capa: Clara Ferreira Alves

Título: Cadernos de Lanzarote – Diário III
Págs.: 224
PVP: 17,70 €
Caligrafia da capa: José Carlos de Vasconcelos

Em 2017, a Porto Editora continua o seu trabalho de reedição da obra de José Saramago e, a 2 de fevereiro, chegam às livrarias Caim e Cadernos de Lanzarote III.
Caim é um dos romances mais controversos de José Saramago, o último que publicou em vida, e nele regressa aos primeiros livros da Bíblia e faz de Caim, irmão de Abel, protagonista. Num itinerário heterodoxo, este percorre cidades decadentes e estábulos, palácios de tiranos e campos de batalha pela mão de conhecidas personagens do Antigo Testamento, imprimindo ao texto o humor refinado que caracteriza a sua obra.
Em Cadernos de Lanzarote III, que corresponde ao seu diário entre 1993 e 1995, Saramago escreve-nos sobre os bastidores dos prémios literários internacionais, a cumplicidade com amigos escritores como Jorge Amado, a luta contra o obscurantismo político e religioso que condena as suas obras como subversivas e blasfemas, os impasses íntimos do escritor diante do seu trabalho. Alternando a serenidade de quem já viveu muito com a indignação de quem não se cansa de lutar contra o que julga estar errado, Saramago dá neste livro um testemunho único de entrega à literatura e à vida.

Sobre o autor:
Autor de mais de 40 títulos, José Saramago nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga. Até 2010, ano da sua morte, a 18 de junho, em Lanzarote, José Saramago construiu uma obra incontornável na literatura portuguesa e universal, traduzida em todo o mundo. José Saramago recebeu o Prémio Camões em 1995 e o Prémio Nobel de Literatura em 1998.


Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt