quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Feliz Nata!!!


terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Só Nós Dois - Nicholas Sparks [Opinião]

Título: Só Nós Dois
Autor: Nicholas Sparks
Editor: Edições Asa
Páginas: 568

Sinopse:
Por vezes, basta um segundo para mudar a nossa vida. E nesse instante avassalador, tudo aquilo que pensamos saber - e possuir - perde o seu valor.
Russell Green tem trinta e dois anos, é casado com Vivian, uma mulher lindíssima e dedicada; tem uma filha encantadora e uma carreira de sucesso. Dir-se-ia que a sua vida é de sonho. Mas o sonho vai dar lugar a um pesadelo… De um momento para o outro, Russ perde a mulher e o emprego e fica a sós com a filha de seis anos, London. Pela primeira vez, percebe que não pode entregar-se à sua própria dor pois London depende agora unicamente dele. Russ vai ter de se superar, de desbravar caminho, começar de novo…

Mas não é fácil cuidar de uma criança sozinho, fundar um negócio próprio, e lidar com as emoções contraditórias que ameaçam paralisá-lo. O dia a dia com a filha é uma montanha-russa de escolhas, consequências e anseios. É muito mais difícil do que alguma vez imaginara. Mas é também infinitamente mais gratificante do que a correria de outrora.
E quando o imprevisível destino abre novamente a porta ao amor, deixa entrar algo mais. Algo para o qual Russ - mais uma vez - não está preparado.
Só Nós Dois é um retrato da experiência simultaneamente aterradora e gratificante de ser pai solteiro: dos desafios aos riscos, e, claro, às recompensas. Relembra-nos a importância dos laços de família e do amor.

A minha opinião: 
Já há algum tempo que não pegava num livro de Nicholas Sparks, mas depois de lida a sinopse e as primeiras páginas de Só Nós Dois fiquei completamente rendida à história de London, Vivian e Russel. 

Mais do que um romance lamechas a que Sparks já nos habituou, este seu novo livro é realmente tocante porque aborda vários temas como amor, traição, dedicação a um filho, doença... chorei em algumas partes (felizmente estava sozinha), irritei-me outras tantas (a Vivian consegue ser exasperante) e enterneci-me muito mais com o amor que Russ dedica à filha. 

Um amor verdadeiro a contrastar com o amor de Vivian, que vê na filha o seu próprio espelho e vontade que a pequenita seja igual a si ou até mesmo superior. Então coloca-a nas mais diversas atividades, algumas delas que são odiadas pela mais nova. 

"Hoje em dia, as crianças têm compromissos de manhã à noite e a London não era excepção porque os pais o exigiam. 
Mas como é que isso aconteceu? E porquê? O que foi que alterou a perspectiva dos pais na minha geração? Pressão dos pares? Viver por delegação o sucesso de um filho? A criação de currículo para a universidade? Ou seria apenas medo de que não fosse bom os filhos descobrirem o mundo sozinhos? 
Não sei. 
Porém, estou convencido de que houve uma coisa que se perdeu durante o processo: a alegria simples de acordar pela manhã e não ter absolutamente nada para fazer."

Definindo-se como um hino ao amor, amor entre homem e mulher, entre pai e filha entre filha e mãe, entre amigos, Só nós Dois é mais do que isso. Mostra o lado negro do divórcio, a transformação de um dos membros do casal para obter tudo o que deseja, sobretudo o poder paternal, revelando que tudo vale para chegar a um final feliz... pelo menos para uma duas partes. 

Sparks coloca o homem como protagonista, e bem, transferindo o papel de má da fita para Vivian uma mulher que depois da filha nascer deixou de trabalhar para cuidar dela, fazendo de Russ um homem subserviente, que faz tudo para a agradar à mulher que ama. 

Sabem aquele livro que quando pegamos nele não o queremos largar até chegar ao fim? Este é o livro!

Recomendo. 


 

Aamir - Um pária em Lisboa - Ricardo Gomes [Opinião]

Sinopse
Aamir veio para Lisboa para tentar sair da pobreza a que parecia irremediavelmente condenado. Os anos passaram entre esquemas e uma indigência banhada a álcool na baixa da cidade. Um acaso mudou-lhe a vida, levando o indiano a acreditar que poderia contrariar os deuses, ousando traçar o seu próprio destino.

A minha opinião: 
Aamir é um indiano a viver há 25 anos em Lisboa. Sem trabalho certo, sem dinheiro, o seu dia a dia passa-o nas ruas da capital portuguesa, a tentar enganar turistas para amealhar algum dinheiro para uma sandes, cerveja e ginja.

Com este pequeno livro, Ricardo Gomes prendeu-me à história de Aamir, uma personagem pitoresca, que se apaixona perdidamente e cuja história nos faz querer ler mais para saber onde vai Aamir parar.

Enquanto frequentava um curso de escrita criativa, e num dia em que passava nos Restauradores, o indiano que passou por si levou Ricardo Gomes a escrever uma história cujo protagonista fosse alguém parecido com ele.

Pena que este curto livro tenha sido tão curto porque a história envolvente do personagem faz com que o leitor deseje um pouco mais do que um conto.



Grandes apostas da Planeta para 2017 - preparem as carteiras

Ficção: 

Título: O SEGREDO DE VESÁLIO
Autor: Jordi Llobregat
ROMANCE
Fevereiro
Este romance é um descobrimento literário que combina com grande sucesso, doses certas de entretenimento, mistério, tragédia e intriga, com uma cuidada recriação histórica. Ambientado na Barcelona industrial de 1888, é baseado numa personagem verídica, André Vesálio, o médico belga do imperador romano Carlos V e, mais tarde, de Filipe II, autor de um dos livros de anatomia mais influente da história da medicina, e considerado uma das figuras universais mais relevantes da investigação médica.
Um livro brilhante, deste autor espanhol que pertence ao grupo literário El Cuaderno Rojo, e que será um dos convidados do próximo festival literário Correntes d’Escritas 2017, na Póvoa do Varzim.

Título: A FLOR DE PIEL (título original)
Autor: Javier Moro
ROMANCE
Março
Depois de Sari Vermelho e D. Pedro, chega um novo livro deste premiado autor espanhol. Uma história baseada em factos reais sobre uma das mulheres mais importantes da História, Isabel Zendal, e que foi quase esquecida. Considerada a primeira enfermeira em missão internacional, a sua participação foi fulcral para a vacinação da varíola e isso valeu-lhe o cognome de Senhora Vacina.

Título: TODO ESTO TE DARÉ (título original) - Prémio Planeta 2016
Autor: Dolores Redondo
THRILLER
Junho
Livro vencedor da última edição do consagrado Prémio Planeta 2016. Dolores Redondo, escritora sensação em Espanha, é autora da série policial basca de grande sucesso Trilogia do Baztán, considerada pela crítica portuguesa como o policial mais inovador. Uma história poderosa de intriga, suspense e mistério, passada na Galiza, com todos os ingredientes a que esta autora já nos habituou.

Título: SINTO A TUA FALTA
Autor: Kate Eberlen
ROMANCE
Março
Um romance contemporâneo muito envolvente e profundo, que explora com bastante realismo os lados negros e os de luz das pessoas. Amor, desgosto, drama, desventuras, paixão e desilusão, todos os ingredientes para uma grande história dos tempos modernos. Direitos vendidos a 25 países e a serem negociados para filme.

Título: IF I KNEW MY SISTER (título original)
Autor: Michelle Adams
THRILLER PSICOLÓGICO
Julho
Um thriller de cortar a respiração, intenso, com personagens muito bem construídas e cujo enredo revela como os laços e segredos de família podem ser letais. Suspense do princípio ao fim.

Título: CATARINA DE ARAGÃO: A PRINCESA DETERMINADA
Autor: Philippa Gregory
ROMANCE HISTÓRICO
Abril
O segundo livro da série Os Tudor, que conta a vida de Catarina de Aragão, infanta de Espanha, rainha de Inglaterra, primeira mulher de Henrique VIII e com quem esteve casada vinte anos. Um romance viciante desta autora best-seller.

Título: UMA CANÇÃO PARA O MEU AMOR
Autor: R. Stivali
ROMANCE FEMININO HISTÓRICO
Abril
O segundo livro da saga romântica Hussardos e Dragões, de uma autora lusófona que já conquistou o coração de um exército de fãs.

Título: O PROTECTOR
Autor: Jodi Ellen Malpas
ROMANCE ERÓTICO
Janeiro
Novo romance de uma autora de referência, no género erótico. As trilogias Este Homem e Uma Noite foram grandes êxitos comerciais em Portugal com mais de 35 000 exemplares vendidos.
Este livro não faz parte de nenhuma série, é um único livro. Mais uma vez, a autora mistura cenas de paixão muito quentes com uma grande história de amor, tendo os ingredientes necessários para apaixonar de novo as leitoras.

Título: NINFAS – PAIXÃO MORTAL
Autor: Sari Luhtanen e Mikko Oikkinen
ROMANCE ERÓTICO
Fevereiro
Um novo fenómeno editorial. Entre a mitologia, o suspense e o erotismo, Ninfas é uma série viciante com protagonistas extraordinárias e uma trama de mistério e sensualidade. Uma nova abordagem no romance erótico que mistura, com muita imaginação, a lenda das ninfas adaptadas aos nossos dias. Série televisiva em Setembro.

Título: EMPURRADO PARA O PECADO- 2.º VOL.
Autor: Monica James
ROMANCE ERÓTICO
Março
A continuação de Viciado no Pecado. Um novo género no romance erótico. Intenso, sexy, inesperado e arrepiante. Convincente e chocante, escrito do ponto de vista do protagonista, um psiquiatra de Nova Iorque, é uma grande história de amor que vai manter o leitor preso até à última página.

Título: DESEJO CONCEDIDO
Autor: Megan Maxwell
REGENCY
Março
Novo livro da autora de grande sucesso das séries eróticas Pede-me o que Quiseres e Adivinha quem Sou. Noutro registo, a autora inicia com este romance as bem conhecidas Guerreiras Maxwell. Uma história intensa de amor, sexy e inesquecível.

Título: PASSA A NOITE COMIGO
Autor: Megan Maxwell
ROMANCE ERÓTICO
Junho
A sequela da série de maior êxito da autora Pede-me o que Quiseres. Uma história apaixonante, em que as fantasias femininas voltam a tornar-se reais, e que vai chegar ao coração das leitoras.

Título: DEN OF WOLFES– série Blackthorn & Grim, Vol. 3 (Título original)
Autor: Juliet Marillier
ROMANCE FANTÁSTICO
Julho
O terceiro livro de uma nova série da autora best-seller do romance fantástico. Uma história intensa que tem como pano de fundo a Irlanda medieval.
Um livro cheio de magia, que mistura as lendas celtas com mestria, no dia-a-dia das suas personagens.

Não Ficção
Título: TRUMP REVELADO
Autores: Michael Kranish e Marc Fisher
Janeiro
A melhor e mais completa biografia do novo presidente dos EUA, feita por uma equipa de vinte jornalistas, de um dos mais prestigiados jornais do mundo, o The Washington Post, que investigou todas as facetas da vida de Trump.

Título: A MAGIA DO ORÁCULO DOS ANJOS
Autor: Patrícia Jarimba
Janeiro
Da mesma autora madeirense de A Magia do Baralho Cigano, chega agora mais um livro inspirador para iniciar a renovação espiritual no novo ano. Um manual prático, com instruções e métodos simples, para entrar em contacto com os mensageiros de Deus. Oferta de baralho exclusivo de 49 cartas ilustradas à mão.

Título: O QUE FARIA EU SE ESTIVESSE NO MEU LUGAR?
10 CONVERSAS DE VIDA COM ANTÓNIO LOBO ANTUNES
Autor: Celso Filipe
Fevereiro
O jornalista e subdirector do Jornal de Negócios reúne neste livro dez conversas sem guião, que ajudam a conhecer o homem que é escritor, a perceber o que o satisfaz e o atormenta, a descobrir as influências e embirrações, os amigos, as recordações, a escrita.

Título: EDUCAR NA CURIOSIDADE
Autor: Catherine L’Ecuyer
Fevereiro
Como educar e motivar as crianças e adolescentes que apresentam um interesse e tempos de concentração cada vez menores. A autora explica que o exagero dos estímulos externos está a matar o instinto de curiosidade dos miúdos, que é o que os leva a descobrir o mundo.

Título: A HISTÓRIA DE PORTUGAL EM 50 OBJECTOS
Autor: Sérgio Luís de Carvalho
Fevereiro
No seu típico registo, irónico e divertido, mas incontornavelmente rigoroso, Sérgio Luís de Carvalho conta-nos com mestria, através de 40 objectos, devidamente ilustrados, vários episódios importantes da nossa História.

Título: DIETA DA CRISE (título provisório)
Autor: Rita Rocha de Macedo
Fevereiro
Da nutricionista e autora do blogue com o mesmo nome, no qual são criados grupos de dietas, definidos objectivos e receitas para cada grupo, partilhados resultados e sempre com acompanhamento da nutricionista. Plano alimentar, instruções e receitas para um mês, com conselhos muito práticos incluindo planeamento de listas de compras e gestão de tempo para cozinhar os pratos. Eficácia da dieta evidenciada e suportada com dados dos grupos de pessoas que já a fizeram.

Título: O EVANGELHO DE MARIA
Autor: Papa Francisco
Fevereiro
Livro inédito sobre a Virgem Maria, pela voz do Papa, da qual é devoto, e a sua importância religiosa. Maria é protagonista da história e a voz narrativa é a do Papa Francisco, para o qual Maria é uma pedra angular do que é a pedagogia de misericórdia.

Título: CUIDE DO SEU CÉREBRO
Autor: Álvaro Bilbao
Março
Do neuropsicólogo espanhol, autor de O Cérebro da Criança Explicado aos Pais, um livro que vai ajudar a cuidar, potenciar e desenvolver o seu cérebro, prevenindo doenças como Alzheimer, depressão, avc’s.

Título: EMAGRECER COMO A WEZA
Autor: Weza Silva
Março
Angolana, mãe de dois filhos, Weza conta na primeira pessoa como chegou dos 52kg aos 90Kg durante as gravidezes, num relato absolutamente honesto e inspirador que fornece algumas ferramentas para os leitores seguirem o seu exemplo, com a descrição de alguns exercícios e treinos, receitas e dicas.

Título: A MINHA REVOLUÇÃO ANTICANCRO
Autor: Odile Fernandéz
Abril
Médica de família espanhola, a autora é uma sobrevivente de um agressivo e avançado cancro do ovário, e explica neste livro, de uma forma lúdica e muito visual, como prevenir e lutar contra o cancro, com conselhos, dicas e sugestões de actividades diferentes em cada página.

Título: O LIVRO DO CHÁ MATCHA
Autor: Louise Cheadle e Nick Kilby
Abril
Tudo sobre este super chá: a história, os benefícios para a saúde, e receitas de como usá-lo em doces, salgados, snacks e bebidas.

Título: EM VIAGEM COM O PAPA FRANCISCO
Autor: Andrea Tornielli
Abril
Do jornalista e vaticanista autor de O Nome de Deus é Misericórdia, um novo livro que relata 18 viagens feitas com o papa Francisco, que revelam mais sobre a personalidade do Santo Padre na sua relação com quem se cruza nas viagens. Inclui entrevista exclusiva ao Papa.



Coolbooks: A história de um amor que parecia impossível

Título: Cartas com amor
Autor: Helena de Macedo
Formato: e-wook / capa mole
N.º páginas (estimado): 140
PVP: 4,99€ / 11€

Cartas com amor, romance de estreia de Helena de Macedo, é a mais recente novidade da Coolbooks e está já disponível (em formato físico e digital), na livraria virtual Wook. Demonstrando que a felicidade pode surgir nos momentos e locais mais inesperados, esta é uma terna história de amor, aparentemente impossível, entre duas mulheres. A partir de uma amizade que lentamente se constrói, Mafalda e Cecília são forçadas a reconhecer, contra aquilo em que sempre acreditaram e contra o preconceito dos que as rodeiam, a existência de um sentimento mais profundo, que as leva a explorar emoções até então desconhecidas. Cartas com amor é, sobretudo, uma lição sobre a capacidade de amar que conquista tudo e sobre a força que o ser humano tem para se rebelar, virar a mesa, atravessar oceanos, enfrentar o desconhecido e correr atrás da felicidade.

Sobre a autora:
Helena de Macedo nasceu em São Tomé e Príncipe, em agosto de 1966, e veio para Portugal em outubro de 1974. Nunca perdeu as suas raízes africanas e as peripécias vividas durante a infância, o clima e o sentimento de liberdade marcaram o desenvolvimento da sua personalidade, sempre aventureira, destemida e imaginativa.
Aos 20 anos, a necessidade de assimilar o máximo do que o mundo tem para oferecer foi mais forte: saiu de Portugal para trabalhar em navios, sempre à procura de novos desafios e novas aprendizagens. Após alguns anos de interregno, proporcionou-se o regresso ao mar e a oportunidade de conhecer o mundo, abrir e enriquecer horizontes.
O primeiro romance foi escrito aos 13 anos e a partir daí escrever tornou-se mais do que um passatempo, respondendo à sua necessidade de dar forma ao que observa, a desafia e inspira. Cartas com Amor é o seu primeiro romance publicado.



segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Novo livro de Faye Kellerman nas novidades da HarperCollins ibérica para janeiro

Título: O Enforcado
Autor: Faye Kellerman
N.º de Páginas: 480
PVP: 17,70€
Tema: Thriller

Há quinze anos, Chris Whitman, no seu último ano do secundário, foi parar à prisão por ter assassinado a namorada, Cheryl Diggs.

Impulsionado por um sentido equivocado de cavalheirismo, confessou, determinado a proteger outra colega de turma, a bela e vulnerável Terry McLaughlin, de ter que testemunhar no seu julgamento. Quando a verdade veio à tona, Chris foi libertado da prisão e casou-se com Terry, que estava grávida dele, e mudou o seu apelido para Donatti.Peter

Decker foi o detetive encarregado do caso e, ao longo dos anos, manteve contacto com Terry. Agora, a sua amiga estava em Los Angeles e pede-lhe um favor, mas o favor não tardou a complicar-se quando Terry e Donatti desaparecem, deixando Gabe, o seu filho de catorze anos, sem ninguém a quem recorrer, exceto Decker e a esposa, Rina Lazarus.

Mas Decker tem de combinar a procura de Terry com um assassinato horrível. A enfermeira Adrianna Blanc tinha terminado o seu turno às oito horas da manhã. Seis horas mais tarde, um capataz, que supervisionava a construção de uma casa numa área residencial perto do hospital, descobriu o corpo pendurado numas vigas com cabo elétrico à volta do pescoço.

Adrianna, uma profissional dedicada e conscienciosa, também gostava de festas, álcool, sexo fetichista e traía o namorado, Garth Hammerling, por vingança. As suspeitas aumentaram quando Decker e a sua equipa descobrem que um dos últimos telefonemas de Adrianna foi uma mensagem provocativa para o namorado, que estava de férias e que também tinha desaparecido sem deixar rasto.

Como se coordenar duas investigações não fosse suficiente para ele, as coisas não param de se complicar a nível familiar. Decker, que sempre foi um pai preocupado, queria cuidar de Gabe, o filho de Terry. Mas quem iria proteger a sua família? Porque se havia algo que tinha claro era que, com um sociopata como Donatti à solta, ninguém estava realmente seguro.

Sobre a autora:
Autora best-seller do New York Times Faye Kellerman é autora de vinte e sete romances, incluindo vinte best-seller de mistério do New York Times em que aparece a equipa de Peter Decker e a esposa, Rina Lazarus.


Também escreveu dois romances com o marido, o autor best-sellerdo New York Times, Jonathan Kellerman. A HarperCollins Ibérica publicou anteriormente Na escuridão. 






ASA junta-se ao lançamento mundial do novo romance da autora de «O Deus das Pequenas Coisas»

Há vinte anos, Arundhati Roy escreveu o seu primeiro romance. O Deus das Pequenas Coisas fez dela a primeira escritora de nacionalidade indiana a receber o Booker Prize e transformou-se num dos livros mais amados e aclamados da actualidade, tendo vendido mais de oito milhões de exemplares em todo o mundo. Só em Portugal, vendeu oitenta mil exemplares.

Seguiu-se um interregno durante o qual a escritora escreveu ensaios sobre política e cultura contemporâneas, e dedicou-se ao activismo contra a globalização, a proliferação de armas nucleares e a industrialização, tendo sido distinguida com diversos galardões, com destaque para o Woman of Peace, nos Global Exchange Human Rights Awards em 2003, e o Sydney Peace Prize em 2004.

Junho de 2017 marca o regresso de Arundhati Roy à ficção. Em lançamento mundial, juntamente com as edições de língua inglesa, a ASA publicará The Ministry of Utmost Happiness, um dos mais aguardados romances da história recente da literatura. Os direitos estão já vendidos para vinte países.