terça-feira, 20 de dezembro de 2016 | By: Maria Manuel Magalhaes

Aamir - Um pária em Lisboa - Ricardo Gomes [Opinião]

Sinopse
Aamir veio para Lisboa para tentar sair da pobreza a que parecia irremediavelmente condenado. Os anos passaram entre esquemas e uma indigência banhada a álcool na baixa da cidade. Um acaso mudou-lhe a vida, levando o indiano a acreditar que poderia contrariar os deuses, ousando traçar o seu próprio destino.

A minha opinião: 
Aamir é um indiano a viver há 25 anos em Lisboa. Sem trabalho certo, sem dinheiro, o seu dia a dia passa-o nas ruas da capital portuguesa, a tentar enganar turistas para amealhar algum dinheiro para uma sandes, cerveja e ginja.

Com este pequeno livro, Ricardo Gomes prendeu-me à história de Aamir, uma personagem pitoresca, que se apaixona perdidamente e cuja história nos faz querer ler mais para saber onde vai Aamir parar.

Enquanto frequentava um curso de escrita criativa, e num dia em que passava nos Restauradores, o indiano que passou por si levou Ricardo Gomes a escrever uma história cujo protagonista fosse alguém parecido com ele.

Pena que este curto livro tenha sido tão curto porque a história envolvente do personagem faz com que o leitor deseje um pouco mais do que um conto.