quarta-feira, 1 de junho de 2016 | By: Maria Manuel Magalhaes

Zoran Živković visita Lisboa para apresentar a versão portuguesa de «O Livro»


Zoran Živković visita Lisboa para apresentar a versão portuguesa de  «O Livro», o mais recente título do autor sérvio editado pela Cavalo de Ferro. A sessão, agendada para terça-feira, dia 7 de Junho, decorre na Feira do Livro, na Praça Amarela, a partir das 18h30.

Um dia antes, à mesma hora, o vencedor do World Fantasy Award participa num encontro com leitores na livraria Bertrand do Chiado, conduzido pelo grupo A Roda dos Livros. 


«O Livro», de Zoran Z ivković

«Talvez seja ainda prematuro coroar Zoran Živković como o novo Borges, mas é sem dúvida o maior candidato.» The New York Times Book Review

Nascido em Belgrado, em 1948, formado em Filologia e Teoria Literária, Živković soma numerosos contos e romances, através dos quais desafia as fronteiras do real e segue a tradição do fantástico cultivada por Mikhail Bulgákov, Franz Kafka e Stanislaw Lem. Em «O Livro», aplica a sua cultura livreira num brilhante exercício narrativo, onde o livro, verdadeiro monumento à inteligência, ambição e vaidade humanas, se assume como protagonista da sua própria história. Foi escrito na primeira metade do ano de 1999, durante a campanha da OTAN contra o seu país. "A uma tragédia respondi com uma comédia. Entre morte e destruição, eu escrevia - sempre que havia electricidade para usar o meu computador - uma sátira, ocasionalmente hilariante. Imagino que tenha sido a minha reacção vital. Eros contra Tanatos", recorda o escritor.
Živković é um dos escritores sérvios contemporâneos mais traduzidos, atingindo 82 edições internacionais das suas obras de ficção, publicadas em 23 países e disponíveis em 20 línguas. Os seus enredos chegaram à televisão sérvia Studio B, ao cinema, e à antena da BBC, sob a forma de programa radiofónico.