terça-feira, 19 de abril de 2016 | By: Maria Manuel Magalhaes

Novidade Esfera dos Livros: Pessoas que nos Fazem Felizes, de Margarida Vieitez

Depois de, com o seu último livro, SOS Manipuladores, nos ajudar a identificar as “pessoas tóxicas” que nos retiram a energia – no trabalho, no amor, na família – agora, Margarida Vieitez quer ajudar-nos a perceber quem gosta verdadeiramente de nós. Com Pessoas Que Nos Fazem Felizes, a psicóloga traz-nos uma perspectiva totalmente nova sobre as relações e sobre a influência dos outros no nosso equilíbrio, aprofundando a natureza das escolhas que fazemos na nossa esfera mais íntima e pessoal.

Como distinguir as pessoas que nos querem bem daquelas que apenas gostam de nós de uma “forma tóxica” e que tanto podem ser os nossos companheiros, como familiares, amigos ou colegas de trabalho? Como é que podemos perceber quem está genuinamente interessado no nosso bem-estar e felicidade? Quais os sinais a que devemos estar atentos para tirar essas dúvidas que tanto nos inquietam, mas que tendemos a varrer para debaixo do tapete? O que fazer se uma relação de amor, de amizade, familiar ou de trabalho, nos faz mal, nos intoxica e apenas nos desgasta e causa frustração? Que poder e influência permitimos que os outros tenham na nossa vida? O que sentimos quando vivemos uma relação plena, gratificante, com verdadeiro sentido?

Então, porque nos deixamos cair tantas vezes em relações empobrecidas? Qual a influência que elas têm na nossa vida?

Porque é que, por vezes, aceitamos migalhas quando podemos – e merecemos – ter muito mais? Mudar o outro valerá a pena? Não será uma utopia?

À venda no dia 22



Sobre a autora:
Margarida Vieitez, especialista em mediação familiar e de conflitos, e aconselhamento conjugal, dedica-se há mais de 20 anos ao estudo e acompanhamento de conflitos de diversa ordem, nomeadamente, familiares, conjugais e decorrentes do divórcio. Nomeada em 2008 para o Prémio Mulher Activa, é consultora de diversas instituições e colabora assiduamente com a televisão, a rádio, revistas e jornais. Participou, como especialista convidada, no programa Tardes da Júlia, da TVI, Querida Júlia, da SIC, Praça da Alegria, da RTP, e Sociedade Civil, da RTP2. Detém seis pós-graduações, entre as quais, em Mediação Familiar pela Universidade de Sevilha, em Mediação de Conflitos e em Saúde Mental, e ministrou vários cursos de Mediação Familiar no Instituto de Psicologia Aplicada, estando frequentemente presente em conferências e seminários. É fundadora do Projecto "Espaço Família" e "LoveDoctors". Em 2010, publicou Guerra entre Quatro Paredes, em 2012, O Melhor da Vida Começa aos 40, e em 2015, SOS Manipuladores (3ª edição), também editados por A Esfera dos Livros.