sexta-feira, 11 de março de 2016 | By: Maria Manuel Magalhaes

Vasco da Gama é protagonista do novo romance histórico de João Morgado

Título: ÍNDIAS
Autor: João Morgado
N.º de Páginas: 296
PVP: 16,00€

Índias novo romance de João Morgado vence PRÉMIO LITERÁRIO ALÇADA BAPTISTA

«O autor continua, com probidade, a visão de Alexandre Herculano, fundador do romance histórico em Portugal, sobre a confecção rigorosa deste género literário». Miguel Real

Do mesmo autor de Vera Cruz, chega agora às livrarias nacionais um novo romance histórico centrado em Vasco da Gama. João Morgado parte das aventuras marítimas do grande navegador português para revisitar as suas viagens às Índias e partilhar com o leitor uma nova face do herói dos Descobrimentos, o seu lado negro das ambições, vinganças e matanças.
Partindo dos registos oficiais da época e dos factos históricos comprovados, João Morgado descreve com especial detalhe não apenas como era a vida nas naus e nas caravelas portuguesas como todo o quotidiano lisboeta no alvor do Renascimento.
Desde o seu primeiro livro que leitores e críticos são unânimes, João Morgado é mestre na arte de recriar ambientes históricos longínquos, diálogos verosímeis, personagens fascinantes, e Índias não foge à regra. Nele se conjugam as prerrogativas da liberdade de imaginação e o rigor de uma investigação histórica centrada nas aventuras do navegador que abriu a rota marítima para a Índia.
É sabido que a história dos homens e dos povos é pó solto em vendaval, leva por isso muita reviravolta. Como pode um homem tão cruel ser endeusado por Camões n’ Os Lusíadas e ganhar o estatuto de figura cimeira dos Descobrimentos portugueses? É que ser herói não é o mesmo que ser santo, antes impera a coragem e a determinação. Assim, a descoberta dos heróis imperfeitos dá-nos uma dimensão nova da nossa história e, sobretudo, mais humana. Prólogo

Sobre o autor:
João Morgado nasceu em 1965. É formado em Comunicação e trabalhou como jornalista. Tem vários livros publicados, alguns deles distinguidos com importantes galardões literários como o Prémio Vergílio Ferreira (2012), o Prémio Alçada Baptista (2014) ou o Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha - Correntes d’ Escritas 2015.