sexta-feira, 4 de março de 2016 | By: Maria Manuel Magalhaes

"Aprendiz de Gutenberg" de Alix Christie é hoje colocado à venda

É hoje colocado à venda o livro O Aprendiz de Gutenberg da escritora norte-americana Alix Christie. Um livro que nos leva à descoberta de Gutenberg e da invenção que revolucionou a imprensa.

Alix Christie, que esteve em Lisboa recentemente, foi nomeada para o prémio de melhor conto do Sunday Times.
http://www.thesundaytimes.co.uk/sto/news/uk_news/Arts/article1672891.ece?CMP=OTH-gnws-standard-2016_02_27

Sinopse:
Peter Schoeffer é um jovem ambicioso à beira de alcançar o sucesso como escriba em Paris quando o seu pai adotivo, o rico mercador Johann Fust, o convoca à cidade de Mainz para conhecer um homem extraordinário.

Gutenberg, inventor de profissão, criou um método revolucionário – há quem diga blasfemo – de produção de livros: uma máquina a que chama de prensa. Fust está a financiar a oficina de Gutenberg e ordena a Peter que se torne o seu aprendiz. Ressentido por ser forçado a abandonar uma carreira tão prestigiante como escriba, Peter inicia a sua aprendizagem na “arte mais negra”.

À medida que as suas habilidades crescem, assim também cresce a admiração por Gutenberg e a dedicação a um projeto ousado: a impressão de cópias da Bíblia Sagrada. Mas quando forças externas se alinham contra eles, Peter vê-se num dilema entre os velhos costumes e as novas criações que ameaçam transformar o mundo. Conseguirá ele encontrar uma forma de superar os obstáculos numa batalha que poderá mudar a História?

Sobre a autora: 
Alix Christie cresceu na zona de San Francisco Bay e é autora, jornalista e profissional de tipografia. Aprendeu as artes da tipografia como aprendiz de dois mestres tipográficos californianos. Como jornalista de longa data, Christie contribuiu para variadas publicações, incluindo o San Francisco Chronicle, o Guardian of London, o Washington Post e Salon.com. Frequentou a Squaw Valley Community of Writers e recebeu o seu Master of Fine Arts no St Mary’s College of California, onde estudou com os professores Michael Chabon e Susan Straight. Vive atualmente em Londres, onde colabora com o The Economist na secção de literatura e artes.Para mais informações sobre a autora e sobre o livro visite www.gutenbergsapprentice.com