quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Assírio & Alvim: Novo livro de Filipa Leal - "Vem à Quinta-Feira"

Título: Vem à Quinta-Feira
Autor: Filipa Leal
N.º de Páginas: 80
PVP: 11,00 €
Coleção: Poesia Inédita Portuguesa

Vem à Quinta-Feira é o mais recente livro de Filipa Leal e o primeiro na Assírio & Alvim. Aqui a poeta fala-nos com uma voz muito própria de problemas e sobressaltos, dos dramas da sua geração mas também dos tumultos por que passaram as anteriores. «Havemos de ir ao futuro e, no futuro, estará finalmente tudo como dantes.» Desfia memórias e cartografa emoções, porque afinal «[…] buscamos no quotidiano uma estrada onde se repita o amor e a casa de algum Verão.»
Vem à quinta-feira chega amanhã às livrarias e será apresentado no próximo encontro Correntes d’Escritas, no dia 27 de fevereiro, na Póvoa de Varzim.

NOCTURNO PARA VARSÓVIA
Gostava de te convidar para minha casa,
como aos amigos nos velhos tempos.
Abria uma garrafa de vinho e contava-te de quando era pequeno
e tu contavas-me como te corre o emprego, o amor.
Vemo-nos todos os dias e falamos tão pouco.
Estendo-te a mão e às vezes dás-me uma moeda,
mas falamos tão pouco.
Gostava de te convidar para minha casa
mas não tenho casa, vai ter de ficar para a próxima.

Sobre a autora:
Nasceu no Porto, em 1979. Formou-se em Jornalismo na Universidade de Westminster, Londres, e concluiu o Mestrado em Literatura (Estudos Portugueses e Brasileiros) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Publicou o seu primeiro livro, «lua-polaroid» (ficção), em 2003, e estreou-se na poesia no ano seguinte com «Talvez os Lírios Compreendam» (Cadernos do Campo Alegre). Seguiram-se, na editora Deriva, «A Cidade Líquida», «O Problema de Ser Norte», «A Inexistência de Eva» (finalista do Prémio Correntes d’Escritas) e «Vale Formoso» (2012). Em 2014, publicou Adília Lopes Lopes», com a não-edições e, em 2015, o manifesto «Pelos Leitores de Poesia», na editora Abysmo. Em 2014 escreveu o seu primeiro guião para longa-metragem de cinema, realizado por Patrícia Sequeira. «Jogo de Damas» estreou em 2015 no Lisbon & Estoril Film Festival.



Sem comentários: