terça-feira, 24 de novembro de 2015

Porto Editora publica Seis séculos de epopeia contados aos mais novos com "A minha História dos Descobrimentos"

Título: A minha História dos Descobrimentos
Autores: Elisabete Jesus e Eliseu Alves
Págs: 128
PVP: € 17,70

Assinalando os 600 anos do início da Expansão portuguesa, com a conquista de Ceuta, em 1415, surge o livro que se debruça sobre um dos períodos mais marcantes da História de Portugal.
A minha História dos Descobrimentos é o título da nova aposta da Porto Editora dirigida aos leitores mais jovens. Da autoria de Elisabete Jesus e Eliseu Alves, dois experientes professores de História e autores de livros escolares que, no ano passado, se estrearam nesta área editorial com o A minha História de Portugal, este novo trabalho proporciona uma abordagem diferente a um dos mais ricos e fascinantes períodos da nossa História.
Este livro é um desafio lançado aos jovens leitores – um desafio a conhecer os protagonistas, os ideais que alimentaram a aventura dos Descobrimentos, os mitos que se enfrentaram, os locais por onde passaram os portugueses, as mudanças que provocaram e as marcas desses encontros de cultura que ainda perduram.
Através de textos claros e concisos, os autores narram os principais momentos deste período, documentados por imagens de época ou reconstituições panorâmicas que recriam o passado e mostram as viagens, os lugares, as pessoas, e focam ao pormenor aspetos relacionados com a vida naqueles tempos. É de salientar o trabalho de design, da responsabilidade de Margarida Sarabando, e de ilustração, da autoria de Rui Mourão e André Marques (capa), que contribuem de sobremaneira para o visual apelativo desta obra.
Organizada em sete capítulos, cada um dedicado a diferentes momentos da Expansão portuguesa, esta obra inclui sugestões de visita a espaços e monumentos históricos, uma cronologia geral dos Descobrimentos e um glossário completo.
O livro A minha História dos Descobrimentos será apresentado no próximo dia 29 de novembro (17:00, FNAC NorteShopping) e também a 6 de dezembro, em Lisboa (11:00, Bertrand do Chiado).

Sobre os autores:
Elisabete Jesus
Natural de Vila Nova de Gaia, licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde também veio a concluir, mais tarde, o Mestrado em História Moderna. É investigadora e professora de História desde 2002. A partir deste ano iniciou também a colaboração com a Porto Editora na criação de materiais pedagógicos na área da História. É coautora de manuais escolares de diferentes ciclos de ensino. A minha História de Portugal, publicada em 2014, foi o seu primeiro livro de referência destinado a crianças e jovens. A continuidade deste projeto surge agora com a publicação de A minha História dos Descobrimentos, no ano em que se celebram os 600 anos do arranque deste período.

Eliseu Alves
Licenciado em História pela Universidade Portucalense do Porto, Eliseu Alves é, há mais de 20 anos, professor nos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Secundário. Coautor de manuais escolares das disciplinas de História e Geografia de Portugal e de História.
Lançou-se na aventura de publicar um livro de referência destinado a crianças e jovens, em 2014, com A minha História de Portugal em parceria com Elisabete Jesus. A mesma equipa propõe-nos agora uma nova etapa com a publicação, no ano em que se celebra o sexto centenário da conquista de Ceuta, de A minha História dos Descobrimentos.



Sem comentários: