sexta-feira, 6 de novembro de 2015 | By: Maria Manuel Magalhaes

Novidade Saída de Emergência: Conheça a "Vaca Sagrada" de David Duchovny

Porque os livros também se querem divertidos, a SDE publica Vaca Sagrada de David Duchovny. O primeiro romance do actor de Ficheiros Secretos e de Californication, que é também uma reflexão social e uma fábula para adultos, é um dos bestsellers do The New York Times.

Este livro foi publicado em 18 países e é um verdadeiro fenómeno nas redes sociais. Até a vaca Elsie já tem página facebook! https://www.facebook.com/HolyCowNovel/

Países como Estados Unidos da América, Reino Unido, Brasil, Bulgária, Catalunha, República Checa, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Japão, Holanda, Noruega, Roménia, Espanha, Eslováquia, Turquia já se renderam ao fenómeno bovino!

Depois de ler este livro, vai olhar para as vacas com outros olhos.

Não se vai lembrar nem de queijo da serra, nem de chocolate suíço, nem de leite açoriano, mas sim da vaca Elsie. Esta vaca é muito especial, pois decide ir para a Índia, onde a sua espécie é venerada, como único reduto de salvação da sanguinária crueldade dos homens. Pensa ela que irá sozinha, mas rapidamente se lhe juntam mais dois amigos, o porco Jerry e o peru Tom, que desejam, pelos mesmos motivos, fugir para Israel e para o Peru (respetivamente). Podia ser literatura de viagens, em que os viajantes readquirem maturidade e um novo sentimento de paz e de equilíbrio depois das desventuras da viagem. Podia ser fábula, em que os animais simbolizam virtudes e códigos de ética a seguir. Podia ser literatura política e de humor, dadas as mensagens mordazes que se mostram nas palavras e ações de uma simples vaca. Até podia ser um livro de autoajuda, de espiritualidades esquisitas ou um guia alternativo de viagem.
Mas não só é tudo isto, como ainda é muito mais: a Vaca Sagrada é uma proeza literária que celebra a comunhão com a natureza e a felicidade de se estar vivo, mas contada por uma vaca.

Só por aí já merece todos os leitores da humanidade e bovinidade!


Sobre o autor:
David Duchovny é quase o homem dos sete ofícios. Nasceu a 7 de agosto de 1960 em Nova Iorque, EUA, e é ator, escritor, produtor, realizador e compositor. Ficou conhecido por desempenhar o papel do agente FBI Fox Mulder em Ficheiros Secretos, e ainda pelo papel do escritor Hank Moody na série Californication – tendo sido já premiado inúmeras vezes.

Participou, como escritor, produtor ou ator, Duchovny tem uma licenciatura em Literatura Inglesa da Universidade de Princeton e um mestrado em Literatura Inglesa da Universidade de Yale.