terça-feira, 27 de outubro de 2015

Livros do Brasil: A ficção completa de Dylan Thomas

Título: Retrato do Artista quando Jovem Cão e outras histórias
Autor: Dylan Thomas
Tradutor: José Lima
N.º de Páginas: 472
PVP: 18,80 €

Poeta consagrado aos 22 anos, Dylan Thomas nunca ocultou a sua veia de contista, e esta seria reconhecida com a publicação, há 75 anos, de Retrato do Artista quando Jovem Cão. Agora, pela primeira vez em Portugal, os contos desse emblemático volume, mas também todos os que publicou de modo disperso, e ainda o seu romance inacabado (Aventuras no Comércio de Peles) são reunidos pela Livros do Brasil em Retrato do Artista quando Jovem Cão e outras histórias.
Este livro, que reúne toda a ficção narrativa de Dylan Thomas, chega dia 29 de outubro às livrarias, na semana em que este celebraria o seu aniversário.
Desde as primeiras visões alucinatórias das forças obscuras que se escondem sob a superfície da vida no País de Gales, até à inimitável comédia dos seus últimos escritos autobiográficos, estas mais de 40 histórias traçam um percurso pela ampla obra ficcional deste enorme escritor, prematuramente desaparecido aos trinta e nove anos.

Sobre o autor:
Dylan Thomas nasceu em Swansea, no País de Gales, a 27 de outubro de 1914. Aos dezassete anos começou a trabalhar como jornalista no South Wales Evening Post e pouco depois rumou a Londres, onde rapidamente se afirmou como um dos poetas líricos mais importantes da sua geração. A partir de 1934 publicou vários livros de poesia, que culminaram na publicação dos seus Collected Poems em 1952.
Ao longo da vida foi também escrevendo contos, sendo o seu livro mais célebre o autobiográfico Retrato do Artista quando Jovem Cão, de 1940. Foi autor de guiões para filmes e de programas para a rádio, entre eles a peça radiofónica Under Milk Wood. Entre 1950 e 1953 fez quatro visitas aos Estados Unidos da América, na sequência de convites para conferências. A 9 de novembro de 1953, pouco depois do seu trigésimo nono aniversário, com uma saúde enfraquecida pelo alcoolismo, faleceu em Nova Iorque após colapsar no quarto de hotel onde estava hospedado.




Sem comentários: