quarta-feira, 2 de setembro de 2015

20l20 Editora: "De comboio a alta velocidade, aqui estão as novidades da rentrée"

A maior surpresa para o segundo semestre de 2015 é mesmo para os leitores mais jovens, com a digressão mundial de Jeff Kinney a ter Lisboa como paragem obrigatória. Depois de ter participado na FLL em 2014, com mais de 300 crianças presentes para o conhecer, o autor da coleção infantojuvenil mais vendida em Portugal vai estar em Lisboa de 20 a 22 de novembro. Jeff Kinney vem apresentar o novo livro da série, O Diário de um Banana 10: Dantes É que Era, que chega às livrarias a 3 de novembro.

Por falar de visitas ao nosso país, Martin Pistorius será, sem dúvida, um autor que captará as atenções. Com uma história de vida absolutamente incrível, Pistorius vai estar em Portugal de 13 a 16 de outubro para apresentar o livro Quando Eu Era Invisível (Ghost Boy).

SETEMBRO

Em setembro, com a chancela Booksmile, chega às livrarias Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa um clássico da literatura juvenil, em tempos publicado pela Caminho, mas esgotado há muito tempo.

Uma Bicicleta à Chuva é o 1.º volume de uma nova coleção de uma das autoras portuguesas mais queridas dos jovens leitores, Margarida Fonseca Santos. Uma coleção que aborda temáticas atuais e delicadas, como o bullying ou o divórcio. São histórias contadas pelos próprios adolescentes e jovens, que descrevem a sua experiência, os seus medos, angústias, conquistas e a forma como cada situação influencia e condiciona a sua vida.

Arranha-Céus, considerado pelo Times o melhor romance de J. G. Ballard, é uma das grandes apostas da Elsinore, a chancela literária da 20l20 Editora. Para 2016 está prevista a publicação de mais dois livros do conhecido autor: Crash e Kingdom Come.

Da Nascente, o destaque vai para Quando Eu Era Invisível, de Martin Pistorius. Este livro conta a história de Martin que, aos 12 anos, adoeceu gravemente, entrando em estado vegetativo.
Recuperaria a consciência lentamente, porém, a sua mente estava encurralada dentro de um corpo inútil, imóvel e mudo — padecia da síndrome de encarceramento, no qual uma pessoa está presa dentro do próprio corpo. Martin sentia-se invisível, suportando o seu segredo como uma testemunha silenciosa do mundo que o rodeava, vendo a vida passar numa sucessão de dias idênticos. Depois de 12 anos de encarceramento, Martin conheceu uma terapeuta que viu para além do corpo preso a uma cadeira de rodas, reconhecendo sinais de um ser humano na plena posse das suas faculdades mentais. Este foi apenas o princípio de um extraordinário renascimento e o primeiro impulso para que Martin despertasse, gradualmente, para a vida.
Êxito de vendas em todo o mundo, traduzido para mais de 25 idiomas, o testemunho de Martin Pistorius, que hoje comunica através de um computador, é uma lição de vida e um hino à força interior e à coragem. Martin Pistorius estará em Portugal para nos contar a sua história de 13 a 16 de outubro

Da Vogais chegam aos escaparates títulos atuais e polémicos: Portugueses nos Campos de Concentração Nazis, de Patrícia Carvalho; Alerta Vermelho: Corrupção, Crime e Violência na Rússia do Século xxi, de Bill Browder; e A História Não Contada dos Estados Unidos, de Oliver Stone e Peter Kuznick.

Partindo de uma investigação publicada em 2014 pelo jornal Público, vencedora de vários prémios, Patrícia Carvalho conta a história dos portugueses que, apesar de naturais de um país neutral, tiveram passagem, muitas vezes fatal, pelos infames campos disseminados pelas forças nazis.

Bill Browder foi o maior investidor estrangeiro na Rússia até 2005, quando se viu subitamente proibido de entrar no país, tornando-se o inimigo público #1 de Vladimir Putin. Em Alerta Vermelho revela lado mais atroz do regime russo. Fraude, corrupção, chantagem, perseguição, extorsão e tortura são termos que surgem recorrentemente neste livro corajoso, explosivo e revelador, que denuncia os segredos mais obscuros do poder na Rússia contemporânea.

Em A História Não Contada dos Estados Unidos, o premiado realizador Oliver Stone juntou-se ao historiador Peter Kuznick para escrever a história política dos Estados Unidos no século xx, num texto que questiona o discurso oficial desta superpotência — centrando-se nos erros, pois as grandes conquistas são naturalmente glorificadas — e desmistifica a no­ção corrente segundo a qual este país foi sempre uma força em prol do bem no mundo.

Na Topseller, destaque para As Lágrimas da Princesa, o segundo romance histórico de Maria João Fialho Gouveia, filha do malogrado apresentador Fialho Gouveia. Para os amantes de thrillers intensos, chegam às livrarias As Gémeas do Gelo, de S. K. Tremayne, um livro arrepiante que vem sendo comparado ao título de Paula Hawkins, A Rapariga no Comboio, e Génesis, terceiro volume de uma série que consolidou Karin Slaughter como uma das melhores autoras do género.
Ainda na Topseller, Philippa Gregory, a rainha do romance histórico, regressa com Ouro Alquimista, o sucedâneo de Filhas da Tempestade.

OUTUBRO
Em outubro, a grande novidade da Booksmile é o lançamento de um dos mais célebres e criativos autores americanos de literatura infantil: Dr. Seuss. Para 2015 estão previstos dois livros: The Cat in the Hat e What Pet Should I Get? Este último é um inédito que só muito recentemente foi lançado nos EUA, subindo diretamente ao top dos livros mais vendidos. Em 2016, a Booksmile publicará outros dois títulos de Dr. Seuss.
Ainda em outubro, José Fanha apresenta o seu mais recente projeto: De onde Vêm as Ideias?

Na Elsinore, destaque para O Primeiro Muçulmano, de Lesley Hazleton. A partir das fontes mais fiáveis da época e de uma narração que combina política, história e religião, traça-se um retrato psicológico da figura de Maomé, bem como da sua vida, reconstituindo igualmente as condições e razões que permitiram a génese de uma religião que marca os nossos dias, tantos séculos depois.

Pela Topseller chega às livrarias Peregrino, de Terry Hayes, um dos livros mais badalados de 2014 e que será finalmente publicado em Portugal. Multipremiado, e com estreia garantida nas salas de cinema – direitos comprados pela MGM, este é um thriller de espionagem com «reviravoltas na história lembram uma cobra fechada dentro de um saco. O estilo é visceral, corajoso e cinematográfico… Um livro convincente e ambicioso, escrito com habilidade e entusiasmo.» - The Times

«Peregrino é simplesmente um dos melhores romances de suspense que já li. Terry Hayes tem uma prosa forte, diálogos credíveis e uma soberba trama original que daria para três livros. Tudo isto com o toque de mestre que o autor claramente possui.» - David Baldacci

Eu, o Earl e a Tal Miúda, livro aclamado pela crítica e adaptado ao cinema — num filme premiado pelo Sundance Film Festival 2015 e com estreia agendada para 12 de novembro —, será um dos títulos que fará furor entre os leitores mais jovens, mas também entre o público adulto.

De James Patterson, o autor mais bem-sucedido em todo o mundo, com 305 milhões de livros vendidos, chega um novo livro da série que o tornou mundialmente famoso, Alex Cross (Alex Cross: Fogo Cruzado).

Na Vogais, destaque para Educação Sexual para Adultos, livro de Carmo Gê Pereira, terapeuta sexual e mestre em estudos femininos. Esta é uma obra arrojada e sem pudores sobre educação e aconselhamento sexual, direcionada para o público feminino, e que promete dar que falar.

A Vogais junta-se, ainda, ao lançamento mundial de Oceano Perdido, o novíssimo projeto de Johanna Basford, a grande pioneira dos livros de colorir para adultos, cujo Jardim Secreto está há vários meses consecutivos nos tops em todo o mundo, incluindo o português.

NOVEMBRO

A 3 de novembro a Booksmile publica O Diário de um Banana 10: Dantes É que Era, certamente um dos livros deste Natal. Em 2014, O Diário de um Banana 9 foi mesmo o 2.º título mais vendido, atrás da novidade de José Rodrigues dos Santos.

Na Topseller, M. J. Arlidge e a sua heroína, a detetive Helen Grace, estão de volta com mais um thriller macabro e de leitura imparável: A Casa das Bonecas. Às livrarias chega, ainda, The Revised Fundamentals of Caregiving. Aclamado pela crítica e considerado um dos livros do ano por diversas publicações, narra a história cativante, comovente e com sentido de humor agridoce sobre um homem que perdeu tudo (a mulher, a família, a casa, a alegria de viver) e se dedica a ajudar um rapaz de 19 anos que sofre de distrofia muscular e se desloca numa cadeira de rodas.

Uma Rapariga é uma Coisa Inacabada, de Eimear McBride, considerada a grande revelação de língua inglesa da última década, é destaque em novembro na Elsinore: um livro elogiadíssimo por, entre outros críticos, James Wood e Ron Charles. Publicado numa pequena editora inglesa após nove anos de recusa de muitos outros editores devido à exigência do texto, Uma Rapariga é uma Coisa Inacabada rapidamente ganhou vários dos mais importantes prémios literários do Reino Unido e da Irlanda. Escrito «num estilo de fluxo de consciência que reflecte a psique fragmentada e perturbada do narrador» (The Washington Post), este texto é «um clássico instantâneo» (The Guardian), «tremendamente desafiante» (The New Yorker), que «sujeita a linguagem externa que o mundo espera de nós às sintaxes internas naturais aos nossos pensamentos» (The New York Times).


Sem comentários: