segunda-feira, 18 de maio de 2015 | By: Maria Manuel Magalhaes

Novidades Planeta para Maio

NÃO FICÇÃO ESTRANGEIRA

Título: Quando a Desigualdade Põe em Risco o Futuro
Autor: Yanis Varoufakis
N.º de Páginas: 192
PVP: 15,95 €
Disponível a partir de 20 de Maio

De prestigiado académico a cérebro económico do Governo grego com ideias pouco convencionais, gosta de tentar o que outros consideram impossível.
O novo ministro da Finanças da Grécia é o verdadeiro protagonista da actualidade política e económica dos últimos meses na Europa, e convida-nos a conhecer de uma forma descontraída, educativa e algo crítica uma série de questões fundamentais sobre a Economia:
O que é a riqueza; o que é a pobreza; quando e porquê estas desigualdades se geram; o que é a relação entre poder e dinheiro; o que são os mercados financeiros, entre outros.
Este livro, com um tom ligeiro mas informado, recorre a exemplos do cinema e da literatura para ilustrar as realidades tratadas.
Um livro que, graças à sua linguagem informal e acessível, se dirige a todos os leitores, mesmo aos menos familiarizados com a terminologia económica, mas interessados em perceber o funcionamento dos mecanismos que regem a economia global.
Yanis Varoufakis assume a responsabilidade de explicar às gerações futuras, aqui representadas pela filha adolescente, de onde procede esta profunda crise económica e os valores que não têm de aceitar como um legado.

Desde que em 2008 a crise financeira começou a afectar o mundo, a economia tornou-se o foco das nossas preocupações e das nossas conversas. É por isso que, mais do que nunca, é necessário uma «economia sem gravata», longe da linguagem técnica e formal, para explicar questões tão fundamentais como a razão para a existência de riqueza e pobreza, quando se geraram as desigualdades, qual é a relação entre poder e dinheiro, ou por que é que a dívida gera a fortuna de outros.
O seu estilo despojado, sempre de sorriso aberto e sem gravata fá-lo destacar-se num contexto tradicionalmente formal e «cinzento». O livro faz um retrato claro do estado da Europa, em particular, e da Economia, em geral.
Crítico de keynesianos e neoliberais, Varoufakis colabora como analista económico em vários meios de comunicação, como BBC, CNN e Sky News, sendo igualmente conhecido pelo seu blog (yanisvaroufakis.eu), em que analisa a actualidade política e económica de uma perspectiva pessoal.

Sobre o autor:
Yanis Varoufakis (Atenas, 1961) é economista, professor universitário e autor de vários livros sobre economia e questões sociais. Em Janeiro de 2015, após as eleições parlamentares gregas em que o Syriza tomou o poder, foi nomeado ministro das Finanças da Grécia e, como tal, responsável pelas negociações com a Troika sobre a delicada situação do país, o que o catapultou para a vanguarda do interesse dos media.

Titulo: Mandalas e Outros Desenhos da Selva Para Colorir
Autor: Antonio F. Rodriguéz Esteban
N.º de Páginas: 128
PVP: 11,65€
Nas livrarias a partir de 20 de Maio

Um livro, especialmente dirigido ao público adulto, recheado de frases inspiradoras que vão ajudar a descontrair e a serenar a mente.
Mandalas e Outros Desenhos da Selva para Colorir contém belíssimas ilustrações que acabarão por se transformar em verdadeiras obras de arte.
Liberte-se do stress com este livro para colorir, que promove o relaxamento, a concentração e a criatividade.
«A alma é a mesma em todas as criaturas, ainda que o corpo de cada uma seja diferente.» Hipócrates

«As crianças e os animais entendem melhor a minha música.» Igor Stravinsky

Os mandalas ocupam um lugar especial nas representações iconográficas do budismo. Um mandala é um sistema gráfico que contém um espaço mental sagrado, um diagrama cosmológico e energético capaz de purificar a mente e reconciliar as nossas energias dispersas. Mandala é uma palavra do Sânscrito que significa círculo, roda e totalidade.
Neste livro encontrará uma série de mandalas e outros desenhos para colorir, concebidos especialmente para poder usufruir da serenidade e relaxamento proporcionados pelo focalizar a atenção numa actividade criativa. Colorir é uma terapia muito eficaz para combater a apatia, a tristeza ou o stress. O facto de escolher a figura que vai pintar permite equilibrar a mente e recuperar a energia.
Atreva-se a explorar a dimensão de cor e atenção que lhe proporcionará uma sensação de serenidade incomparável.