segunda-feira, 25 de maio de 2015

Assírio & Alvim publica "Na Margem", livro do Ano espanhol chega a Portugal

Título: Na Margem
Autor:
Rafael Chirbes
Tradução: Rui Pires Cabral
N.º de Páginas: 448
PVP: 17,70 €
Coleção: Peninsulares

Foi aclamado como o Livro do Ano em 2013 pelos jornais El Mundo, El País, ABC, entre outros, e venceu o Premio de la Crítica de Narrativa Castellana, o Premio Francisco Umbral e o Premio Nacional de Narrativa espanhol: Na Margem, do escritor Rafael Chirbes, foi um acontecimento literário em Espanha e, a 4 de junho, chega às livrarias nacionais com a chancela da Assírio & Alvim. Abordando a condição humana, o valor do dinheiro e a decrepitude da velhice, este é um romance sobre a crise económica que agitará as consciências morais.

Rafael Chirbes estará em Lisboa para contactos com a comunicação social e para uma sessão de lançamento de Na Margem, que decorrerá no dia 11 de junho, pelas 18:30, no Instituto Cervantes de Lisboa. Na tarde de 13 de junho, participará numa sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa, no Espaço do Grupo Porto Editora.

Sinopse:
A descoberta de um cadáver no pântano de Olba inicia a narrativa. O seu protagonista, Esteban, viu-se obrigado a fechar a carpintaria de que era proprietário, deixando desamparados os que ali trabalhavam. Enquanto se ocupa de cuidar do seu pai, doente em fase terminal, indaga acerca dos motivos de uma ruína onde assume o duplo papel de vítima e de carrasco e onde encontramos, nos seus escombros, os valores que regeram uma sociedade, um mundo e um tempo. O espelho onde se olha restitui uma imagem feita de sonhos quebrados e ilusões perdidas, nada se salvando da voracidade destes primeiros anos do século XXI onde o amor, a família, a amizade e até as convenções sociais se tornaram parte do menu de um banquete para poucos.

Sobre o autor:
Rafael Chirbes nasceu em Tavernes de Valldigna, Valência, em 1949. Estudou História Moderna e Contemporânea em Madrid e foi finalista do Prémio Herralde, em 1988, com o seu primeiro romance, Mimoun. Em 1996 foi galardoado com o Prémio SWR-Bestenliste, na Alemanha, com a obra La Larga Marcha. É o autor de uma obra singular que está publicada em diversos países e que tem vindo a ser premiada e elogiada pela crítica.


Sem comentários: