quarta-feira, 1 de abril de 2015 | By: Maria Manuel Magalhaes

Novo romance do jornalista José Manuel Saraiva nas livrarias a 9 de Abril

Título: O Bom Alemão
Autor: José Manuel Saraiva
N.º de Páginas: 244
PVP: 15€

José Manuel Saraiva fez a Guerra Colonial na Guiné e dedicou a sua vida profissional ao jornalismo. Das memórias desses tempos guardou a matéria para melhor entrar na vida das personagens do seu novo romance. O Bom Alemão conta a história de Nicole e Fritz, dois jovens que têm muito pouco em comum para além de um passado marcado pela Segunda Guerra e por sucessivos desaires amorosos. As circunstâncias especiais em que se conhecem geram, porém, entre eles um sentimento de total confiança mútua e cumplicidade que sempre faltara às suas vidas.
Mas Fritz é um homem destroçado por uma herança demasiado penosa e não consegue afastar as dúvidas de Nicole sobre a sua verdadeira natureza. Confrontados com os seus próprios limites de perdão e de tolerância, serão arrastados para um desfecho imprevisível e irreparável.

Neste livro, José Manuel Saraiva lança-se num exercício de memória sobre os conflitos armados e sobre as dores que perduram após o fim da guerra. Trata-se de uma viagem a mundo povoado por medos, angústias e sofrimento. Num estilo vivo e apaixonado, o autor transporta o leitor às feridas do período nazi ao mesmo tempo que reflete sobre a complexidade da condição humana.


Sobre o autor:
José Manuel Saraiva nasceu em 1946. Estudou em Coimbra e dedicou a sua vida profissional ao jornalismo, tendo pertencido aos quadros de O Diário, Diário de Lisboa, Grande Reportagem e Expresso.
Em 2001 publicou o seu primeiro livro, As Lágrimas de Aquiles, a que se seguiram os romances Rosa Brava (2005), Aos Olhos de Deus (2008), Terra Toda (2011) e A Última Carta de Carlota Joaquina (2014).