sexta-feira, 13 de março de 2015

Porto Editora : "Diálogos com José Saramago" e "Folhas Políticas"

Título: Diálogos com José Saramago
Autor:
Carlos Reis
Págs.: 184
PVP: 13,30 €

Em Lanzarote, no ano de 1996, José Saramago recebeu Carlos Reis para uma conversa de largas horas onde a criação literária e a condição de escritor foram temas centrais. Daí resultou o livro Diálogos com José Saramago, que a Porto Editora publica a 20 de março, um documento que, como diz o professor Carlos Reis, revela «alguma coisa do seu pensamento estético e da sua forma de estar na vida, como escritor, mas também como cidadão».
A sessão de lançamento deste livro está agendada para o dia 16 de abril, às 18:30, na sede da Fundação José Saramago (Casa dos Bicos, Rua dos Bacalhoeiros, 10, Lisboa).
Informamos ainda que já está nas livrarias a nova edição de Folhas Políticas, um livro que reúne os artigos escritos por José Saramago entre 1976 e 1998 para jornais e revistas portugueses e estrangeiros; artigos de vincado teor político mas com espaço para outros assuntos, como a cultura, memórias e crónicas do quotidiano.

Sinopse:
José Saramago entrevistado por Carlos Reis. Um registo de testemunhos realizado durante cerca de sete horas em que o professor universitário questiona o criador de Blimunda sobre a formação, a aprendizagem, a profissão e a condição de escritor. Sobre a História como experiência. José Saramago fala-nos sobre a linguagem da literatura, os géneros literários, a narrativa e o romance, sem omitir os temas e valores, os sentidos e destinos comuns. Uma obra disponibilizada para «leitores de diversa motivação: do leitor corrente dos romances de Saramago ao estudioso da sua obra, passando pelo professor que trabalha com os seus textos e pelo estudante que (supostamente) os lê».

Sobre Carlos Reis:
Carlos Reis é professor catedrático da Universidade de Coimbra, sendo especialista em Literatura Portuguesa dos séculos XIX e XX.
Autor de cerca de uma quinzena de livros, ensinou em diversas universidades da Europa, dos Estados Unidos e do Brasil. É Doutor Honoris Causa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Dirige a Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós e a História Crítica da Literatura Portuguesa. Foi diretor da Biblioteca Nacional (1998-2002) e reitor da Universidade Aberta (2006-2011). É autor de vários ensaios sobre José Saramago e a sua obra.

Sobre Folhas Políticas
Não vai faltar quem me acuse de que alguns destes textos são desapiedados e injustos, que, tendo sido já politicamente inoportunos e impertinentes na própria época em que foram escritos, muito mais o vêm a ser agora, e que, argumento final, não é atitude das mais prudentes e sensatas da minha parte, considerando que todos temos os nossos «telhados de vidro», reabrir as chagas que o tempo, melhor ou pior, teve a caridade de cicatrizar. Disso, como do resto, pensará cada um o que quiser, e por isso responderá. Em todo o caso, creio que estas Folhas Políticas, de cuja honradez cívica não reconheço a ninguém o direito de duvidar, levam dentro verdades suficientes para que sejam capazes de defender-se sozinhas, sem ajuda. Nem sequer a minha.
José Saramago

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt