quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

SOS Manipuladores - Saiba identificar as pessoas tóxicas da sua vida

Consegue identificar na sua vida aquela pessoa tóxica e manipuladora que no trabalho, no amor, na família e nas amizades lhe tira a energia e prazer de viver?

A mediadora familiar Margarida Vieitez e o psicólogo Fernando Mesquita trazem-nos um livro, onde explicam tudo o que precisa de saber para evitar ou afastar-se de pessoas que por inúmeros motivos conseguem manipular a sua vida.

Sinopse:
«Aquela pessoa tem o “dom” de mudar tudo, de um momento para o outro! A minha disposição, o meu humor, os meus planos, e até o que penso de mim próprio!
Na presença daquela pessoa sinto-me cansado, irritado, stressado e com uma vontade inexplicável de fugir. Sinto uma pressão imensa, uma espécie de contrariedade, porque me obriga a fazer o que não quero, e o que quero não faço. Por vezes, faz-me sentir culpado, com uma culpa enorme que não consigo “digerir”! Afinal o que é que se está a passar comigo?»
A resposta é simples: provavelmente, tem um manipulador na sua vida. Uma pessoa que no trabalho, numa relação amorosa, familiar ou de amizade não o deixa ser quem é, o subjuga, coloca em causa a sua autoestima e suga a sua energia e prazer de viver. A mediadora familiar Margarida Vieitez e o psicólogo Fernando Mesquita, recorrendo a casos reais e a exercícios práticos, explicam-lhe tudo o que precisa de saber para evitar ou afastar estas pessoas da sua vida: os sinais a que deve estar atento, as estratégias de manipulação geralmente utilizadas e os comportamentos que deve ter para não se deixar «intoxicar».                                                                                          

Sobre os autores:
Margarida Vieitez, especialista em mediação familiar, de conflitos aconselhamento conjugal, dedica-se há mais de 20 anos ao estudo e acompanhamento de conflitos de diversa ordem, nomeadamente, familiares, conjugais e divórcio. Nomeada em 2008 para o Prémio Mulher Activa, é consultora de diversas Instituições e colabora assiduamente com televisão, rádio, revistas e jornais. Colaborou como especialista convidada no programa Tardes da Júlia, da TVI, Querida Júlia, da SIC, Praça da Alegria, da RTP, e Sociedade Civil, da RTP2. Especializada na área da Família, detentora de seis pós-graduações, entre as quais, em Mediação Familiar pela Universidade de Sevilha, em Mediação de Conflitos e, em Saúde Mental, ministrou vários cursos de Mediação Familiar no Instituto de Psicologia Aplicada, estando frequentemente presente em conferências e seminários. Fundadora do Projecto "Espaço Família" e "LoveDoctors". Em 2010 publicou o livro Guerra entre Quatro Paredes, e em 2012, O Melhor da Vida Começa aos 40, ambos editados por A Esfera dos Livros.

Fernando Mesquita,   é psicólogo clínico, sendo responsável pela especialidade de Sexologia Clínica nas clínicas: Psicronos e na Corclínica (ambas em Lisboa). Além disso integra o grupo de Terapeutas Sexuais da APF. É mestre em Sexologia Clínica e terapeuta sexual pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC). Colabora frequentemente em diversas rubricas de programas de TV, como psicólogo/sexólogo, destacando-se a «Mesa de especialistas sobre Mitos & Verdades do Corpo Humano» do programa Você na TV, da TVI. É responsável, desde 2012, na revista ANA, pela rúbrica Consultório Sentimental. Colabora frequentemente em diversas revistas (tais como Happy Woman; Visão; Saber Viver, Cosmopolitan; Mens Health; LuxWoman; entre outras). É responsável pelo blogue: http://www.terapiassexuais.blogspot.pt.  

 


Sem comentários: