quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Matéria-Prima: «À Procura de Respostas», de Felipe Gonzalez, com prefácio de António Costa

Titulo: À Procura de Respostas
Autor:
Felipe González,
Género: Política
N.º de Páginas: 288
PVP: €16,80

Como pode a Europa sair da crise económica, financeira, política, moral e social em que se encontra?

Em pleno descrédito da política e das instituições, Felipe González, um dos líderes europeus mais carismáticos dos últimos 30 anos, traz um contributo essencial à definição de novos caminhos, tendo como base a sua vasta experiência ao mais alto nível político e económico.

Ao longo deste livro encontrará as ideias principais de um homem que repudia as decisões austericidas dos últimos anos, uma análise crua e determinada sobre o que se passa nos países periféricos, como Portugal, e ainda o perfil que deseja encontrar nos líderes do século XXI. Protagonista da modernização do PSOE e do seu país, Felipe González explica-nos como podemos caminhar para uma Europa diferente, mais solidária e justa, uma Europa que saiba reconquistar o seu papel no mundo e que não se converta numa parte insignificante do continente euroasiático.


AS SOLUÇÕES PARA RETIRAR A EUROPA DE UMA DAS MAIS PROFUNDAS CRISES DE SEMPRE.

Sobre o autor:
Felipe González nasceu em Sevilha, em 5 de março de 1942. Foi secretário-geral do Partido Socialista Obrero (PSOE), entre 1974 e 1997, e Presidente do governo espanhol, entre 1982 e 1996, o que faz de si o governante que mais tempo esteve à frente dos destinos de Espanha.
Depois dos estudos universitários em Direito, Economia e Relações Laborais, Felipe González aderiu, em 1963, ao PSOE que então atuava na clandestinidade imposta pelo regime franquista. Em 1974 foi eleito secretário-geral do partido e começou a trabalhar na definição e no reforço ideológico e teórico do mesmo.
Ao longo dos 14 anos que esteve à frente dos destinos de Espanha foi responsável por várias reformas importantes, das quais se destacam a universalização da educação pública gratuita até aos 16 anos e a criação do sistema de Segurança Social. No plano internacional, o nome de Felipe González ficará para sempre ligado à adesão de Espanha à União Europeia, em 1986, e a uma forte política de aproximação à América Latina. Tem publicados vários livros sobre política. À Procura de Respostas é a sua primeira obra publicada em Portugal.

Sem comentários: