quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Bertrand publica livro do Prémio Nobel da Economia 2013

Título: A Ética das Finanças
Autor: Robert J. Shiller
Género: Economia/ Atualidade
Tradutor: Pedro Carvalho e Guerra e Rita Carvalho e Guerra
N.º de páginas: 440
Data de lançamento: 16 de janeiro
PVP: 19,90€

Numa análise objetiva, o Prémio Nobel da Economia, Robert Shiller, defende que não devemos condenar o sistema financeiro mas antes recuperá-lo para o bem comum.
A reputação da indústria financeira, no doloroso rescaldo da crise de 2008, não podia ser pior. Robert Shiller não é apologista dos pecados financeiros; é, provavelmente, a única pessoa a ter previsto tanto a bolha do mercado de ações de 2000 como a bolha imobiliária que levou ao colapso das hipotecas subprime. No entanto, neste livro, importante e oportuno, Shiller argumenta que, em vez de condenar as finanças, é antes necessário recuperá-las em prol do bem comum. Com uma argumentação poderosa, mostra-nos que as finanças, longe de serem um parasita na sociedade, são uma das ferramentas mais poderosas de que dispomos para resolver os nossos problemas comuns e aumentar o bem-estar geral. É necessário que exista mais inovação financeira – e não menos – e que as finanças desempenhem um papel de maior relevo, para ajudar a sociedade a alcançar os seus objetivos.
Desafiando o público e os seus dirigentes a repensarem as finanças e o seu papel na sociedade, Shiller argumenta que o financiamento deve ser definido não apenas como a manipulação de dinheiro ou a gestão de risco, mas também como a administração dos bens da sociedade. Explica como as pessoas em carreiras financeiras – CEO, gestores de investimento, banqueiros, corretores de seguros, advogados e entidades reguladoras – gerem protegem e aumentam esses ativos.

Shiller descreve ainda o modo como as finanças contribuíram historicamente para o bem da sociedade através de invenções como seguros, hipotecas, contas de poupança e pensões, e argumenta que é necessário que se descubram novas formas de reorientar a criatividade financeira, de maneira a beneficiar a sociedade como um todo. Em última análise, Shiller mostra como a sociedade pode, uma vez mais, aproveitar o poder das finanças para o bem maior.

Sobre o autor:
Autor de vários livros, é professor de Economia na Universidade de Yale, EUA. Tem sido premiado pelo seu trabalho de investigação, tendo recebido vários prémios e menções honrosas, tais como o Prémio Nobel da Economia de 2013, o Bronze Medal Book Award in Economics, atribuído pela Axiom Business, o PROSE Award in Business e o Finance & Management de 2012.


Sem comentários: