sexta-feira, 7 de novembro de 2014 | By: Maria Manuel Magalhaes

Novidade Coolbooks - "Estrada de Macadame", de Paulo M. Morais

Título: Estrada de Macadame
Autor:
Paulo M. Morais
Formato: e-wook
PVP: 6,99 €

Paulo M. Morais é um talentoso escritor, já com obra editada pela Porto Editora (Revolução Paraíso, 2013), cuja «escrita singular» foi destacada pela revista Visão e também por Mário de Carvalho, que a considera «longe da narração explicadinha ou do vislumbre rapidinho». Estrada de Macadame, o primeiro romance escrito por Paulo M. Morais, permanecia inédito e é publicado agora pela Coolbooks – está disponível, a partir de hoje, em coolbooks.pt e na livraria virtual wook.pt. Estrada de Macadame oferece um olhar comovente sobre a  dor da perda e a coragem de enfrentar os demónios do passado.
A Coolbooks é uma chancela do Grupo Porto Editora, que tem como objetivo dar a conhecer novos autores de língua portuguesa, editando – em exclusivo – em suporte digital.

Sinopse:
Estrada de Macadame é a história do encontro improvável de quatro personagens com percursos de vida bastante distintos. A uni-los, a dificuldade de ultrapassar a dor provocada pela morte de alguém amado. Gina e Daniel separam-se quando percebem que procuram formas diferentes de superar a perda da filha: Daniel decide viajar para a Índia à procura do sentido da vida, Gina decide ficar e refugiar-se na rotina do quotidiano conhecido. Adolfo, um sexagenário aprendiz de impressor numa gráfica que se tornou perito em afogar a memória da falecida esposa em copos de uísque, é um dos alunos do projeto de alfabetização de adultos em que Gina é professora. Apesar da diferença de idades, os ecos de vida semelhantes levam Gina e Adolfo a envolverem-se. E quando Daniel, obrigado a regressar da Índia, procura recuperar o seu casamento, Gina mostra-se confusa e dividida.
A morte de um dos clientes habituais da tasca frequentada por Adolfo marcará o início de uma viagem catártica. Gina propõe-se conduzir o seu aluno até ao funeral, juntamente com Luís, um jovem que se tornou confidente de Adolfo. Ao pedir a Daniel que também a acompanhe na expedição até uma distante aldeia alentejana, uma mulher une de forma inesperada os destinos de três homens de diferentes gerações.

Sobre o autor:
Paulo M. Morais nasceu em fevereiro de 1972 e cresceu nos arredores de Lisboa entre futebóis de rua, livros de aventuras e matinés de filmes clássicos. Licenciado em Comunicação Social, trabalhou como  jornalista em imprensa e multimédia. Cumpriu um sonho de jovem ao fazer crítica de cinema no portal Terravista. Em 2005, pôs uma mochila aos ombros e partiu para dar a volta ao mundo. Oito meses depois, ao regressar, especializou-se nos temas de gastronomia e viagens. Quando finalmente se aventurou na escrita de romances, descobriu uma nova paixão. E nunca mais conseguiu deixar de inventar personagens e ficcionar histórias.
Em abril de 2013, publica Revolução Paraíso, pela Porto Editora. Em novembro de 2014 chega a vez de Estrada de Macadame, o seu primeiro romance inédito, ser lançado pela Coolbooks. Atualmente, entre outros projetos como o Colectivo NAU – Novos Autores Unidos, está a escrever um Romance Passageiro nas redes sociais, obra de ficção interativa sem rumo ou final pré-definidos.