segunda-feira, 6 de outubro de 2014 | By: Maria Manuel Magalhaes

Galveias, o novo romance de José Luís Peixoto, a 10 de outubro nas livrarias

Título: Galveias
Autor: José Luís Peixoto
Género: Romance
N.º de páginas: 280
Data de lançamento: 10 de outubro
PVP: 17,70€

Lançamento no dia 11 de outubro, às 17h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Galveias.

«Galveias sente os seus. Oferece-lhes mundo, ruas para estenderem idades. Um dia, acolhe-os no seu interior. São como meninos que regressam ao ventre da mãe. Galveias protege os seus para sempre.» 
O universo toca uma pequena vila com um mistério imenso. Esse é o ponto de acesso ao elenco de personagens que compõe este romance e que, capítulo a capítulo, ergue um mundo. Como uma condensação de portugalidade, Galveias é um retrato de vida, imagem despudorada de uma realidade que atravessa o país e que, em grande medida, contribui para traçar-lhe a sua identidade mais profunda.
A riqueza da escrita, a sofisticação formal, a sensível e dura humanidade destas páginas são um passo marcante na obra de um dos mais destacados autores europeus da sua geração e, sem dúvida, colocam Galveias entre os grandes romances alguma vez escritos sobre a ruralidade portuguesa. Para todos os leitores que, ao longo dos anos, irão conhecê-lo, a trajectória deste livro já se iniciou. Como o mistério que acerta em Galveias, este romance vai a caminho desses olhares, irá tocá-los de modo irreversível.


«Estamos perante um grande ficcionista e, também, um grande prosador da língua portuguesa, capaz de extraordinárias notações do real, de ritmos inovadores e até de uma relação estrutural com as formas musicais que não tem precedentes entre nós.» Vasco Graça Moura
«Como Saramago, José Luís Peixoto é um escritor tocado pelo génio.» Urbano Tavares Rodrigues
«Peixoto articula um interessante discurso sobre a identidade e a orfandade, e elabora em paralelo um maravilhoso retrato psicológico do mundo rural português.» El País