terça-feira, 16 de setembro de 2014

Viagem ao Fim do Coração - Ana Casaca [Opinião]

Título: Viagem ao Fim do Coração
Autor: Ana Casaca
N.º de Páginas: 328
PVP: 14,99 €
Nas livrarias a 10 de Setembro
Guerra e Paz|Clube do Livro SIC
Página do Facebook: www.facebook.com/viagemaofimdocoracao

Sinopse:
Luísa ainda era uma adolescente. Tiago já era um jovem adulto. Conheceram-se na solidão de uma pequena praia, na margem de um rio. Tinham em comum uma relação familiar traumática. Num caso, o trauma do amor dos pais. No outro, o trauma do ódio dos pais.
Conheceram-se num dia que pareceu conter uma vida inteira. Mas teriam ficado separados para sempre, se a invisível linha de uma doença que rói o corpo e anuncia a morte não os tivesse voltado a ligar, dezasseis anos depois.
Luísa e Tiago podem até redescobrir o amor, mas apenas se a silenciosa presença das metástases não se alastrar aos seus corações.
Viagem ao Fim do Coração é mais do que uma comovente história de amor. É a recriação de um admirável mundo de pais e mães, filhos e irmãos, ódios e amores. Revela os pesadelos de um cancro injusto, mas não abdica do que é humano e essencial, o sonho.

Num romance toda a nossa vida: como a queremos, como às vezes não a queremos.

A minha opinião:
"Conheci" Ana Casaca com o livro Todas as Palavras de Amor, mas confesso que este é bem melhor. A autora conta-nos a história de dois irmãos, abandonados pela mãe e votados ao abandono pelo pai. Luísa, é já uma mulherzinha. Ou melhor, uma menina que foi obrigada a crescer quando a mãe decide sair de casa deixando-a com o pai e o irmão de apenas 1 mês. Luísa tem 9 anos...

No fundo esta é a história de uma criança guerreira que se tornou mulher, uma mulher fantástica que agrada a todos menos aos seus progenitores que, à sua maneira, a desprezam.

A história de Luísa e Pedro, o seu irmão mais novo apelam ao coração, somando ainda a história de amor vivida por Luísa e Tiago, uma história de amor adolescente, mas que é transportada para uns anos mais tarde quando se reencontram.

Tendo como pano de fundo Lisboa e uma pequena localidade chamada Pedrógão Grande, Viagem ao Fim do Coração é um livro emotivo, onde o amor supera tudo apesar de todas as adversidades da vida. As relações entre pais e filhos, tão díspares no caso de Luísa e Pedro e Tiago são parte integrante da narrativa, o que aumenta ainda mais a emoção da sua leitura.

Quando depois de tudo o que sofreu Luísa descobre que tem cancro, tudo parece desmoronar, mas mais uma vez a jovem mostra a sua força, tendo como companheiro sempre presente Tiago, um homem já experiente no que a essa doença diz respeito já que teve de conviver com ela, já que esta tinha vitimado o seu pai há uns anos.

O amor, no fundo, está na origem de tudo e só ele supera toda a dor destas personagens.

O facto de, no fim, sabermos que este romance que foi inspirado, sob alguns aspectos, em factos reais, faz com que ainda seja mais valorizado e intenso.

Muito bom.



Excerto: 
"Às vezes precisamos de uma coisa boa, apenas uma, que nos ajude a suportar tudo o resto."


Sem comentários: