terça-feira, 16 de setembro de 2014 | By: Maria Manuel Magalhaes

Vencedor do Man Booker Prize 2013 nas livrarias a 26 de setembro

Título: Os Luminares
Autor: Eleanor Catton
Género: Literatura / Ficção
Tradução: Ana Falcão Bastos e Cláudia Brito
N.º de páginas: 888
Data de lançamento: 26 de setembro
PVP: 22,20€

Simultaneamente um thriller e um romance histórico, este é um livro original e inovador: original pelos temas que traz – um mistério por resolver em 1866 na cidade de Hokitika, Nova Zelândia, que reagrupa o destino de doze personagens – e inovador pela estrutura reinventada dos romances vitorianos.
A corrida ao ouro, o tráfico de ópio, a prostituição e a expiação do passado de cada uma das personagens, além de um grandioso mistério por resolver, relevam a singularidade desta obra, iluminada por referências astrológicas, chaves simbólicas orientadoras do destino das personagens. Surpreendente e viciante, trata-se de ficção ao mais alto nível literário. Este romance de Eleanor Catton é incontornável, tendo sido reconhecido com o Man Booker Prize 2013.


Sobre a autora:
Eleanor Catton nasceu em 1985 no Canadá e cresceu na Nova Zelândia. O Ensaio, o seu romance de estreia, contou-se entre os finalistas do First Book Award do Guardian e do Dylan Thomas Prize e foi nomeado para o Orange Prize. O romance foi aclamado e acumulou prémios em todo o mundo, entre os quais o Betty Trask Award de 2009. Desde então, foi publicado em 17 países e em 12 línguas.
Eleanor Catton tem um MFA do Iowa Writer’s Workshop, em que também leciona como professora adjunta, e um MA em escrita ficcional do International Institute of Modern Letters. Em 2013, além do Man Booker Prize, foi galardoada com o Canadian Governor General’s Literary Award por Os Luminares e foi proclamada membro da Ordem de Mérito da Nova Zelândia pelos serviços prestados à cultura e arte literária. Vive em Auckland, Nova Zelândia. Foi, até à data, a mais jovem autora a receber o Man Booker Prize, e com o romance mais extenso.