segunda-feira, 22 de setembro de 2014 | By: Maria Manuel Magalhaes

Novidade Esfera dos Livros

Nas vésperas das eleições primárias que irão decidir o candidato socialista a primeiro-ministro, a Esfera dos Livros lança A Máquina do Poder, uma viagem aos bastidores das campanhas dos três maiores partidos portugueses, pela mão dos jornalistas Miguel Pinheiro e Gonçalo Bordalo Pinheiro. Um livro que nos ajuda a perceber como se financia, se organiza e se comporta a máquina partidária, que tem por missão eleger os políticos que nos governam. E que decidem o nosso futuro. Na rua a 26 de Setembro.

Sinopse:
O que realmente se passa por dentro das campanhas eleitorais dos três maiores partidos portugueses e ninguém vê? Que truques utilizam? Como enchem os comícios de gente? Como decidem os temas dos discursos consoante as sondagens? Como encenam eventos com militantes que passam por cidadãos independentes? O que, de facto, acontece nos bastidores? As maquilhadoras que andam sempre atrás dos líderes, o champanhe que se abre em centros de idosos, as conversas de charme com os jornalistas que acompanham a caravana eleitoral, a preparação dos diretos para os telejornais ou o polémico dinheiro que serve para pagar as campanhas. Estes são alguns dos temas que nos permitem perceber como funciona A Máquina do Poder. Os jornalistas Miguel Pinheiro e Gonçalo Bordalo Pinheiro levam-nos numa viagem inédita aos bastidores das campanhas dos três maiores partidos políticos: PS, PSD e CDS.

Com um acesso sem precedentes ao interior de uma campanha, nas europeias de 2014 acompanharam durante semanas os três partidos do poder. E mostram como se financia, como se organiza e como se comporta a máquina que tem a missão de eleger os políticos que decidem o seu futuro. Uma máquina que se movimenta pelo País inteiro, umas vezes de forma silenciosa, outras com estrondo, e que pretende obter apenas uma coisa: o seu voto.