sexta-feira, 1 de agosto de 2014 | By: Maria Manuel Magalhaes

Planeta: Grandes Novidades para a Rentrée

Romance Literário
A Mulher Louca, de Juan José Millás
Nas livrarias: Setembro
O reconhecido escritor espanhol, autor de livros como O Mundo ou O que sei dos Homenzinhos, regressa com um romance surpreendente. Uma história em que o leitor decidirá o que é verdadeiro e o que é falso. Uma investigação sobre os limites da realidade e da ficção numa obra que condensa a essência de Millás: humor inteligente, diálogos excepcionais e uma escrita provocatória.

O autor vem a Lisboa dia 1 de Outubro para o lançamento deste novo livro. 

O Céu Voltou (título não definitivo) de Clara Sánchez
Prémio Planeta 2013
Nas livrarias: Outubro
Vencedor do Prémio Planeta 2013, um dos mais altos galardões literários em Espanha, este romance leva-nos a crer que o azar está predestinado. Clara Sánchez conta a história de uma jovem modelo com uma mão-cheia de êxitos pela frente, até ao momento em que os avisos de uma desconhecida para perigos futuros mudam o rumo da sua vida.

ETHEL – Amanhã em Lisboa, de Cesário Borga
Nas livrarias: Outubro
É o segundo romance do jornalista Cesário Borga, que se estreou na ficção com assinalável êxito com O Agente da Catalunha. Uma história de amor e espionagem sobre um fresco histórico de Lisboa durante a Segunda Guerra Mundial. Ethel leva o leitor aos meandros do tráfico de volfrâmio na estação catalã de Canfranc e ao drama dos refugiados judeus que fogem à perseguição e à guerra. Lisboa palpita de vida como se estivéssemos a percorrê-la nos anos 40, as ligações subterrâneas e políticas entre Portugal, Espanha e Alemanha são-nos reveladas em histórias que nos surpreendem, e os amantes tentam lutar contra as poderosas marés da História, que querem arrancá-los à força de qualquer final feliz...

A Casa Azul, de Cláudia Clemente
Nas livrarias: Setembro
A estreia no romance de uma contista e dramaturga reconhecida e premiada, autora entre outros de O Caderno Negro e A Fábrica da Noite. Uma história de amor improvável que se desenrola na última metade do século XX que mergulha na alma humana e na nossa história recente, quer de Portugal, quer da Europa.

O Homem que era Salazar, de autor anónimo
Nas livrarias: Outubro
Uma ficção de autor anónimo que se constrói como uma «Parábola do Portugal contemporâneo para uso dos cidadãos desprevenidos», O Homem que Era Salazar parte de uma ideia simples: e se Salazar voltasse hoje, em 2014, a Portugal e à política «à portuguesa»? Um livro que vai dar muito que falar, com ilustrações de Nuno Saraiva.

Romance Histórico
Nove Mil Passos, de Pedro Almeida Vieira
Nas livrarias: Novembro
Assinalando os 10 anos do lançamento de Nove Mil Passos magnífico romance sobre a construção do Aqueduto das Águas Livres, a Planeta reedita aquele que foi o primeiro romance de um dos maiores romancistas históricos portugueses da actualidade, Pedro Almeida Vieira, com um esclarecedor prefácio de Miguel Real.

A Guerra dos Primos – A Princesa Branca, de Philippa Gregory
Nas livrarias: Novembro
O nome desta autora best-seller é sobejamente conhecido do público português e a Planeta vai reeditar toda a série A Guerra dos Primos, começando pela publicação deste 5.º volume da série. A história desenrola-se em plena Guerra das Rosas, agitada por tumultos e intrigas. Philippa Gregory dá vida a este drama de família através das suas mulheres, começando com a história de Isabel Woodville, a Princesa Branca. A autora explora o maior mistério até hoje por resolver, baseando-se numa investigação perfeita e recorrendo ao seu inimitável talento como contadora de histórias.

Ensaio
Como Sobreviver a Portugal Continuando a ser Português, de Gabriel Magalhães
Nas livrarias: Outubro
Do escritor e professor Gabriel Magalhães, romancista vencedor do Prémio de Revelação da APE e ensaísta, uma reflexão séria, poderosa e radicalmente não-alinhada a quaisquer «capelinhas» do pensamento e da sociedade lusa. Como Sobreviver a Portugal Continuando a Ser Português navega entre a Revolução e o Espírito de uma forma surpreendente, reflectindo sobre a pequena política do nosso quotidiano e os grandes desastres que dela se antecipam. Historiando essa qualidade do «ser português» e as margens entre as quais se move, propõe-nos uma via para sobrevivermos ao polvo tentacular que historicamente nos estrangula sem perdermos o lado bom de sermos portugueses. Provocatório, intenso, leve, divertido, profundo, promete deixar a perplexidade a trabalhar na cabeça do leitor.

Não Ficção
A Vida Secreta de Fidel Castro, de Juan Reinaldo Sánchez
Nas livrarias: Outubro
Juan Sánchez, o antigo guarda-costas do histórico líder cubano Fidel Castro relata neste livro hábitos de um homem dependente dos vícios do capitalismo, que o comunismo de Cuba nunca tolerou. O seu estilo de vida foi o de um capitalista, sem quaisquer limites. Um livro que apresenta um lado nunca conhecido de Fidel, os seus luxos, os seus devaneios, contados pelo homem que tinha a funções de provar todos os vinhos e alimentos que ofereciam ao ex-líder de Cuba, ou afugentar tubarões quando Fidel Castro decidia fazer pesca submarina.

João Paulo II - Estou muitas nas mãos de Deus, de Arcebispo Stanislaw Dziwisz
Nas livrarias: Outubro
Livro inédito com notas pessoais do papa João Paulo II que o seu ex-secretário  particular Stanislaw Dziwisz, actual arcebispo de Cracóvia, não queimou, contrariando a última vontade do Papa. Estas anotações, escritas em polaco, com passagens em latim, incluem palavras soltas, meditações mais desenvolvidas, muito ricas em referências bibliográficas e cuidadosamente classificadas e datadas pelo autor. Um livro fundamental sobre este papa que foi canonizado em Abril último, publicado em simultâneo por todas as editoras do grupo Planeta.

O Mundo nas Tuas Mãos, de Elsa Punset
Nas livrarias: Setembro
Depois do êxito do livro Uma Mochila para o Universo, a conhecida especialista em educação emocional, regressa com um livro que promete ajudar a melhorar a nossa forma de nos relacionarmos com os outros.

Guiness World Records 2015 – 60 Anos
Nas livrarias: Outubro
Uma edição comemorativa dos 60 anos do Guinness World Records 2015 com imagens das pessoas, animais e produtos mais surpreendentes do planeta, que incluem recordes como: a maior língua humana com 10,1cm, a mais pequena caravana com 2,39m, ou o cão mais rápido do mundo. Uma edição em capa dura que inclui páginas com realidade aumentada para que possa ver os recordes em 3D.

Fantástico
Magisterium, de Cassandra Clare & Holly Black
Nas livrarias: Outubro
O primeiro livro de uma série de cinco, escrito por duas autoras best-seller do romance fantástico: Holly Black, autora de Crónicas de Spiderwick e Cassandra Clare, reconhecida pelos livros da série Caçadores de Sombras e cujo 1.º livro Instrumentos Mortais- A Cidade dos Ossos, foi adaptado para filme e passou o ano passado nas salas de cinema portuguesas.

Cassandra Clare e Holly Black vêm a Lisboa, no mês de Novembro, para o lançamento deste novo livro.

A Cidade do Fogo Celestial, de Cassandra Clare
Nas livrarias: Novembro
Sexto livro da série Caçadores de Sombras- Instrumentos Mortais. Uma fantasia urbana povoada por vampiros, demónios, lobisomens, fadas, e que é um autêntico romance de acção explosiva.

Infanto-Juvenil
Destrói Este Diário, de Keri Smith
Nas livrarias: Outubro
Finalmente chega a Portugal o best-seller mais improvável e mais genial de sempre! Destina-se a todos aqueles que já quiseram manter um diário gráfico mas têm medo de começar, ou desistem logo ao início, ou não conseguem chegar ao fim do caderno...Este é um diário ilustrado que desafia o seu dono a ser o mais inventivo, destemido e subversivo possível todos os dias para, no final, ter conseguido produzir um objecto tão único, fascinante e intransmissível como uma impressão digital - um livro-objecto-de-arte em que o céu é o limite e um exercício de liberdade e criatividade que nenhuma pessoa criativa, de nenhuma idade, vai dispensar!

O Filho de Neptuno, de Rick Riordan
Nas livrarias: Novembro
Depois do fenómeno de vendas mundial que foi a saga Percy Jackson, chega agora, do mesmo autor, o segundo livro de uma nova série Os Heróis do Olimpo. O regresso ao universo mitológico de Percy Jackson, desta vez com novas personagens.