segunda-feira, 16 de junho de 2014

Patrícia Reis vence Prémio Nacional de Literatura Lions



Patrícia Reis é a vencedora do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal 2013-2014. A escritora recebe o prémio em cerimónia a realizar no dia 28 de junho, pelas 11.00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Pombal.

O prémio foi atribuído à escritora por unanimidade, com a novela O Que Nos Separa dos Outros por Causa de Um Copo de Whisky. O júri elegeu como vencedor o texto de Patrícia Reis de um total de 67 concorrentes, em reunião no passado dia 11 de junho.

Foi ainda atribuída pelo júri uma menção honrosa à obra Geronte dos Mares, de António Trabulo.

O Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal foi criado pela Fundação Lions de Portugal em 2001-2002. Tem distinguido obras inéditas em língua portuguesa, com um prémio no valor de 2500 euros.

Na cerimónia de entrega do prémio estarão presentes os presidentes da Fundação dos Lions de Portugal e do Concelho Nacional de Governadores.

Biografia de Patrícia Reis
Patrícia Reis nasceu em 1970 e estudou História e História de Arte e Comunicação Empresarial. O seu trajeto no jornalismo iniciou-se em 1988 no semanário O Independente. Esteve depois na revista Sábado e realizou um estágio na revista norte-americana Time, em Nova Iorque. Foi jornalista do semanário Expresso, fez a produção do programa de televisão Sexualidades, trabalhou na revista Marie Claire, na Elle e nos projetos especiais do diário Público. Publicou a novela Cruz das Almas (2004) e os romances Amor em Segunda Mão (2006) e Morder-te o Coração(2007), que integrou a lista de 50 livros finalistas do Prémio Portugal Telecom de Literatura, No Silêncio de Deus (2008) e a novela Antes de Ser Feliz (2009). É ainda autora da biografia de Vasco Santana (2004) e do romance fotográfico Beija-me (2006, em coautoria com João Vilhena). Editora da revista Egoísta, é sócia do ateliê de design e texto 004, participando em projetos de natureza muito variada, nomeadamente na conceção de conteúdos para livros institucionais. É ainda autora da coleção infantojuvenil «O Diário do Micas» e de dois livros infantis, todos com o selo do Plano Nacional de Leitura. A Por Este Mundo Acima (2011) seguiu-se Contracorpo (2013), que é o seu último romance. Ainda em 2013, assinou Simone: Força de viver, biografia de Simone de Oliveira.




Sem comentários: