segunda-feira, 2 de junho de 2014 | By: Maria Manuel Magalhaes

Novidade Esfera dos Livros: A Magia do Sorriso de Cristina Baptista

Sabia que de acordo com os resultados de um estudo pioneiro, da autoria de Freitas Magalhães, diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção da Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade Fernando Pessoa, as mulheres continuam a sorrir mais do que os homens, independentemente da idade? Já os homens apresentaram um sorriso mais fechado a partir dos 60 anos e as crianças são as que continuam a apresentar mais frequentemente um sorriso largo.

Cristina Baptista, dentista de profissão, mudou de vida e dedicou-se a fazer sorrir aqueles que mais precisam, sejam crianças, homens ou mulheres. Criou a Associação Sorrir e a Smile Dance, que promove o sorriso nas escolas educando as nossas crianças para as virtudes deste simples e poderoso gesto. Dedicou os anos seguintes a estudar o sorriso, cruzando os seus conhecimentos e experiências com os estudos de investigadores de todo o mundo, ligados às áreas da neurobiologia, da bioquímica, da psicologia…

Este livro é a súmula de toda essa investigação, que demonstra como o sorriso é essencial na nossa vida. Fundamental para sermos mais saudáveis, para estabelecermos melhores relacionamentos, para melhorarmos as nossas capacidades cognitivas e sermos mais felizes nas diferentes esferas da nossa vida.

Sinopse:
«Se já é uma pessoa sorridente, este livro é para si, para que saiba o tanto que está a fazer por si, cada vez que sorri. Se não é uma pessoa sorridente mas gostava de sorrir mais, este livro é também para si, porque conto que ele o contagie e o faça sorrir todos os dias um bocadinho mais. Se não sorri e não deseja sorrir, também acho que este livro é para si, ainda que eu não o possa obrigar a sorrir. Posso apenas dizer-lhe que ficará a perder, e muito, se não o tentar E digo-o, porque vivi alguns anos da minha vida sem sorrir, e hoje sei o quanto perdi em cada dia e em cada hora por causa disso.» In Introdução
O nosso sorriso é mágico. Quem o garante é Cristina Baptista, ortodontista de profissão, que, depois de vários anos a construir sorrisos estéticos, percebeu que havia uma dimensão do sorriso que não estava nas suas mãos: o sorriso interior. Era esse o sorriso que ela queria resgatar nos seus pacientes, porque é esse o verdadeiro sorriso, aquele que cativa e não se esquece. Criou então a Associação Sorrir e a Smile Dance, que promove o sorriso nas escolas educando as nossas crianças para as virtudes deste simples e poderoso gesto. Dedicou os anos seguintes a estudar o sorriso, cruzando os seus conhecimentos e experiências com os estudos de investigadores de todo o mundo, ligados às áreas da neurobiologia, da bioquímica, da psicologia… Este livro é a súmula de toda essa investigação, que demonstra como o sorriso é fundamental na nossa vida. Fundamental para sermos mais saudáveis, para estabelecermos melhores relacionamentos, para melhorarmos as nossas capacidades cognitivas e sermos mais felizes nas diferentes esferas da nossa vida. Mas como sorrir mais? Quais são os ladrões dos nossos sorrisos? Como sorrir quando a vida não nos sorri de volta? Como focar a nossa atenção na solução e não no problema? Como celebrar a vida? O que nos torna mais sorridentes?
Neste livro encontra todas as razões para sorrir, mas também exercícios que o poderão ajudar a ter uma atitude mais sorridente perante a vida. Porque o melhor sorriso do mundo é o seu!

Sobre a autora:
Cristina Baptista Apaixonada pela vida, optimista e empreendedora, licenciou-se em Medicina Dentária, especialidade em Ortodontia, pela Ordem dos Médicos Dentistas. Fez as provas de aptidão pedagógica e capacidade científica para se dedicar à Carreira Académica, sendo hoje professora universitária, fellow no World Federation of Orthodontists, active member da European Orthodontic Society,  autora de artigos científicos e conferencista, dedicada  ao tema  da beleza do sorriso.  Em 2004 funda a Associação Sorrir.  Em 2007, na qualidade de presidente  do Congresso da Sociedade de Ortopedia Dento-facial  sob o tema de Estética e Bem-Estar, convida oradores multidisciplinares consciente dos diversos factores que determinam a beleza do sorriso. Nesse ano  inaugura uma clínica com um conceito multidisciplinar integrado para criar sorrisos com alma, e participa, no ano seguinte, no livro Eu quero amar, amar perdidamente, de Isabel Empis, e em 2011 no livro Manual de Ortodoncia, de Josep Maria Ustrell i Torrent. Em 2012 lança a Smile Dance, ferramenta de ensino que construiu, com base na sua formação médica e no que tem vindo a estudar na área do comportamento e neurociência, nos últimos 12 anos, inspirada sobretudo pelo trabalho de António Damásio, Llona Boniwell, Dan Siegel, Barbara Fredrickson, Prem Milan e Anthony Robbins, com quem fez o Leadership e Mastery University.  Em 2013, para além das conferências que dá, nomeadamente no TED, inicia a formação acreditada de Smile Dance para professores e técnicos de saúde no âmbito da ação social.