sexta-feira, 27 de junho de 2014

500 Frases que Mudaram a Nossa História, João Ferreira

O livro de citações é um género literário tão antigo que ainda Cristo andava na terra e já os romanos compilavam frases feitas para ilustrar pensamentos diversos.

O problema é que muitas vezes a alegada autoria de célebres citações é duvidosa e induz em erro. Foi com o objectivo de desmistificar a autoria errada de algumas das mais célebres frases do mundo que João Ferreira se lançou na busca dos autores de frases famosas da história e chegou a conclusões que surpreendem: sabia que a célebre frase "Enterrar os mortos e cuidar dos vivos" é erradamente atribuída ao Marquês de Pombal? E que não foi a malograda rainha francesa Maria Antonieta quem proferiu "Comam brioche" perante os lamentos dos camponeses esfomeados?

Título: 500 Frases que Mudaram a Nossa História
Autor:
João Ferreira
Coleção: História Divulgativa
P.V.P: 19 €
Páginas: +/- 304
Data de Distribuição: 04 de julho

Sinopse:
Da Antiguidade até aos nossos dias. Sobre o amor, ódio, vida e morte, amizade e família, guerra e paz, sexo, religião, inveja, política, mentira, bem e mal, sabedoria… De autores dos quatro cantos da Terra. De políticos a artistas, humoristas, escritores, ativistas, filósofos antigos e modernos, reis e rainhas. Aqui encontra 500 frases fundamentais que mudaram, de alguma forma, a nossa História de Portugal e do Mundo. João Ferreira, autor dos bestsellers Histórias Rocambolescas da História de Portugal e Histórias Bizarras de um Mundo Absurdo, percorreu livros, arquivos nacionais e internacionais para nos trazer este grande livro de citações, cada uma delas contextualizada na época e na sua autoria. Sim, porque há frases que estamos habituados a atribuir a determinada pessoa que nunca a proferiu. A frase atribuída ao Marquês de Pombal, «Enterrar os mortos e cuidar dos vivos», afinal foi proferida por D. Pedro de Almeida, Marquês de Alorna. Já a famosa frase atribuída a Maria Antonieta em plena Revolução Francesa sobre os camponeses esfomeados, queixando-se da falta de pão, «Comam brioche.» existe, mas não tem nada que ver com a infeliz rainha. Foi escrita anos antes da tomada da Bastilha, quando Maria Antonieta ainda se chamava Maria Antónia e vivia na corte da mãe, a imperatriz austríaca Maria Teresa, em Viena, a milhares de quilómetros de Paris. Este é um livro de «frases feitas», escrito de forma a partilhar informação, divulgar conhecimento e alargar a cultura geral do leitor. São frases que nos surpreendem, nos fazem parar para refletir, nos divertem, nos ajudam, arrancam um sorriso, ou até mesmo uma lágrima. Dos tempos bíblicos ao século XXI. Mais de 2500 anos de bom senso, cultura, bons conselhos, autoajuda e… alguma boa disposição.

Sobre o autor:
João Ferreira é jornalista. Mestre em História Cultural e Política, concluiu o curso de doutoramento em História e Teoria das Ideias na Universidade Nova de Lisboa e obteve o título de especialista em Informação e Jornalismo pelo Instituto Politécnico de Leiria. Investigador do Centro de História da Cultura, apresentou comunicações em conferências internacionais em Portugal e no estrangeiro e colabora com as revistas Cultura: História e Teoria das Ideias e História Viva (Brasil). É autor dos livros Histórias Rocambolescas da História de Portugal (9.ª edição), Histórias Bizarras de um Mundo Absurdo e Jornalismo na Emigração. Ideologia e Política no Correio Braziliense e coautor, com Ferreira Fernandes, de Frases Que Fizeram a História de Portugal (4.ª edição). Foi editor executivo da revista NS’, editor do Correio da Manhã, diretor da revista Focus e do jornal Tal & Qual. Foi professor convidado da European University.

. João Ferreira, autor dos bestsellers Histórias Rocambolescas da História de Portugal e Histórias Bizarras de um Mundo Absurdo, depois de muita pesquisa em livros, arquivos nacionais e internacionais, presenteia-nos desta vez com as 500 frases que mudaram a nossa História.

. Um grande livro de citações, de autores dos quatro cantos da Terra. De políticos a artistas, humoristas, escritores, ativistas, filósofos antigos e modernos, reis e rainhas, sobre diversas temáticas, cada uma delas contextualizada na época e na sua autoria.

. Um livro de «frases feitas», escrito de forma a partilhar informação, divulgar conhecimento e alargar a cultura geral do leitor. Frases que nos surpreendem, nos fazem parar para refletir, nos divertem, nos ajudam e arrancam um sorriso ou uma lágrima.

. Destaque: Dos tempos bíblicos ao século XXI. Mais de 2500 anos de bom senso, cultura, bons conselhos, autoajuda e… alguma boa disposição.



Sem comentários: