quarta-feira, 21 de maio de 2014 | By: Maria Manuel Magalhaes

Chega hoje às livrarias o novo livro infantil de David Machado "Acho que posso ajudar"

Título: Acho que posso ajudar
Autor: David Machado
Ilustradora: Mafalda Milhões

O esperado regresso de David Machado aos livros infantis

Vencedor do Prémio Branquinho da Fonseca, David Machado é um dos mais estimados e bem sucedidos autores de livros infantis. Neste livro, une o seu talento para imaginar histórias às belíssimas ilustrações de Mafalda Milhões, outra especialista em tudo o que diz respeito a livros para os mais novos.

ATENÇÃO: Dentro deste livro, há ratos, gatos, monstros, bruxas, corujas, palhaços com alergias, moleiros sem farinha, uma avó bem penteada, balões, estrelas, muita ventania e uma grande vontade de ajudar!

No interior também se encontra um livro de escrever e pintar, uma ferramenta que irá despertar os talentos de jovens ilustradores e escritores.

«Quem assim escreve e desenha um livro infanto-juvenil mostra como soube guardar no espírito as suas próprias infância e juventude. (…) À fantasia e traquinice dos verdes anos juntaram a maturidade e o talento para dar corpo a este livro — que também os “coroas” gostarão de saborear.» Mário Zambujal

«Uma história sábia e humilde, contada com humor, que nos faz voar como o vento até às estrelas. Acho que posso ajudar é um livro de esperança por um mundo melhor.» André Letria

«Este é um livro que acho que pode ajudar: a ter noites iluminadas com tinta azul-clara, a desatar balões que se prendem nas nuvens, a reaprender a ter medo de monstros, entre outras coisas maravilhosas; e, com muito humor, imaginação e beleza (numa história em que os vampiros não fazem falta), devolver-nos, a grandes e pequenos, bondade e poesia no quotidiano.» Afonso Cruz

Siga todas as aventuras da menina que acha que pode ajudar em https://www.facebook.com/achoquepossoajudar

Sobre o autor:
David Machado nasceu em Lisboa em 1978. É o autor dos contos infantis A Noite dos Animais Inventados (Prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Calouste Gulbenkian e do jornal Expresso), Os Quatro Comandantes da Cama Voadora, Um Homem Verde Num Buraco Muito Fundo, O Tubarão na Banheira (Prémio Autor SPA/RTP 2010 de Melhor Livro Infanto-Juvenil), A Mala Assombrada e Parece Um Pássaro. Escreveu ainda os romances Índice Médio de Felicidade, Deixem Falar as Pedras (2011) e O Fabuloso Teatro do Gigante (2006) e do livro de contos Histórias Possíveis (2008). Os seus livros estão publicados em Itália, França, Brasil e Marrocos. Os seus contos foram publicados em antologias e revistas literárias em Itália, Alemanha, Noruega, Reino Unido, Islândia, Sérvia e Marrocos.

Traduziu os livros O Herói das Mulheres, de Adolfo Bioy Casares, Obrigada pelo Lume, de Mario Benedetti, e Os Diários da Motocicleta, de Che Guevara.

Sobre a ilustradora:

Mafalda Milhões é uma mulher do Norte, nascida em Mirandela a 1 de Fevereiro de 1978. Não sabemos se não terá sido essa costela transmontana que a dotou do raro poder de acreditar nos projectos mais difíceis. É formada em Artes Gráficas, Conta histórias, é editora, livreira e também autora e ilustradora.

Uma Mediadora de Leitura que tem um sonho: construir uma comunidade de leitores inteligente, criativa e activa culturalmente.

Conhecedora do Universo da Literatura Infantil e dos processos de mediação, integra o grupo de dinamizadores do programa de itinerâncias da DGLB, ergueu um novo conceito de leitura integrado na educação. O reconhecimento nacional e internacional é público e leva esta artista a orientar projectos e equipas na área do livro e da educação dentro e fora do país.

Conta com mais de uma dezena de obras publicadas em Portugal e no estrangeiro, várias colaborações em exposições de ilustração colectivas e individuais.

A Livraria Histórias com Bicho, primeira livraria portuguesa especializada em literatura infantil - é um dos projectos que mais a caracteriza.

Quando a Matilde e a Maria nasceram transformaram-na numa mãe bicho com genes de galinha, papagaio, formiga, águia, leão e canguru.

Uma artista de campo, com raízes semeadas a norte do Portugal com olhos de ler o mundo.

www.obichinhodeconto.pt

www.mafaldamilhoes.com