sexta-feira, 16 de maio de 2014 | By: Maria Manuel Magalhaes

«Artistas Portugueses em Discurso Directo» é o novo livro da Guerra e Paz

Título: Artistas Portugueses em Discurso Directo
Textos e entrevistas sobre arte contemporânea
Autor: Miguel Matos
N.º de Páginas:  344
PVP: 18,50 €
Género: Não Ficção/Arte
Nas livrarias a 21 de Maio
Guerra e Paz Editores

Sinopse:
Dando voz a alguns dos nossos mais importantes criadores, Artistas Portugueses em Discurso Directo apresenta uma visão particular e única da arte contemporânea portuguesa. Este livro reúne um conjunto de entrevistas realizadas por Miguel Matos, ao longo dos últimos sete anos. Tiveram publicação isolada e parcial em revistas, e agora, em livro, aparecem completas, dando um quadro global do nosso meio artístico e das suas tendências, aproximando os artistas do público interessado. Num registo pessoal, que por vezes roça o confessional, 33 artistas revelam-se e revelam os caminhos da arte do nosso tempo. Um livro que faz História.

Prefácio de Eduardo Nery
«Miguel Matos é um dos raríssimos "resistentes" na crítica escrita sobre as artes visuais. E fá-lo com argúcia, sensibilidade, e com uma boa capacidade de comunicação escrita. E ainda com a honestidade de quem procura entender a arte em diálogo com os artistas, o que me parece fundamental, ao entrevistar alguns deles, ou seja, mais uma faceta rara.
Sempre vi Miguel Matos como um crítico independente no meio de várias formas de poder e de pressão, e contribuindo também para a revalorização de alguns artistas injustiçados pelo nosso meio. Este seu livro irá contribuir para diminuir o fosso tantas vezes existente entre o público e a produção artística contemporânea, e não só.»

Sobre o autor:
É director fundador da revista Umbigo e editor da secção de arte da revista Time Out Lisboa. Ao longo de quase 20 anos como jornalista cultural, tem também acumulado experiências de curadoria e foi autor de diversos catálogos para exposições em galerias e museus de arte contemporânea em Portugal.

Artistas entrevistados
Adriana Molder Ana Fonseca Ana Vidigal Artur Rosa Barahona Possollo Cruzeiro Seixas David
Oliveira Eduardo Nery Emília Nadal Fátima Mendonça Gabriel Garcia Graça Morais Joana Rosa Joana Vasconcelos João Figueiredo João Galrão João Murillo José Pedro Croft Júlio Pomar Lara Torres Leonel Moura Manuel Caeiro Maria Beatriz Nadir Afonso Noronha da Costa Paula Rego Pedro Cabrita Reis Raúl Perez Rui Chafes Sandro Resende São Trindade Sara Maia Teresa Gonçalves Lobo.