segunda-feira, 21 de abril de 2014

“Porto de Encontro” para celebrar os 40 anos do 25 de Abril

Uma edição especial, com a presença de Adelino Gomes, José Salvador, Paulo Cunha e Silva, Ilda Figueiredo e Luís Humberto Marcos.
No próximo sábado, dia 26 de abril, pelas 15:30, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, acolhe a edição especial do “Porto de Encontro” exclusivamente dedicada aos 40 anos do 25 de Abril.
Conduzida pelo jornalista Sérgio Almeida, esta edição terá como convidados especiais Adelino Gomes, coautor com Alfredo Cunha do livro Os Rapazes dos Tanques, e José A. Salvador, autor de Zeca Afonso – Livra-te do Medo.
Jornalista desde 1969, autor de quatro grandes documentários sobre o “verão quente” e distinguido pelo Clube de Imprensa na área da reportagem, José A. Salvador apresenta-nos em Zeca Afonso – Livra-te do Medo a biografia mais completa do cantautor, enriquecida com fotografias, fac-símiles de manuscritos e vários documentos inéditos dos arquivos da PIDE e da censura.
Adelino Gomes, um dos nomes maiores do jornalismo português e que acompanhou o desenrolar dos acontecimentos naquele dia, há 40 anos, falará na dupla condição de prefaciador do livro de José A. Salvador e de coautor de Os Rapazes dos Tanques, um livro que apresenta imagens e testemunhos exclusivos dos homens (oficiais, sargentos e praças) que estiveram frente a frente no Terreiro do Paço e no Carmo no dia 25 de Abril de 1974.
A conversa com estes dois autores será acompanha com leituras feitas por Ilda Figueiredo, Presidente do Conselho Português para a Paz e Cooperação, Paulo Cunha e Silva, Vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, e Luís Humberto Marcos, Diretor do Museu Nacional de Imprensa, sendo de sublinhar a participação musical da Associação José Afonso, com Ana Afonso, Ana Ribeiro, Fernando Lacerda, Manuel Magalhães e Miguel Marinho (Associação José Afonso – Norte).
Esta XXVI edição do “Porto de Encontro” tem o apoio Câmara Municipal do Porto, Livrarias Bertrand, Jornal de Notícias, Porto Canal, Antena 1, Associação José Afonso, Porto Barros e Arcádia.


Sem comentários: